terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Manifestação pelo resgate da cultura de SBC

Reproduzimos abaixo o manifesto do movimento cultural de São Bernardo do Campo, contra a gestão da atual administração pública (Prefeito Orlando Morando) na área da cultura. Foi criado um evento na rede social Facebook convocando para uma manifestação para o próximo dia 08.02.2018, na Praça Brasil, Centro, SBC, com início às 18h00. Até o momento desta nossa publicação já contava com mais de 800 adesões e diz o seguinte:

Manifestação pelo resgate da cultura de SBC

 “Não dá mais pra nós, agentes culturais de SBC ficarmos em silêncio com o que vem acontecendo.

Desde que Orlando Morando chegou, não se vêem mais eventos de hip-hop por aí. Não se vêem mais eventos de reggae por aí, não se vêem eventos de rock/hardcore/metal como antes, e nem de nenhuma outra forma de cultura que não seja sertaneja/gospel/popular. O CLAC (Centro Livre de Artes Cênicas) foi extinto. O CAJUV funciona de modo precário. Não existem mais eventos na maior pista de skate da américa latina.

O prefeito constituiu o conselho municipal de cultura sem nenhuma consulta aos artistas da cidade. Os conselheiros são pessoas de pouco envolvimento cultural na cidade.

E a última é que, para realizar eventos em parques municipais da cidade, como a pista de skate, à partir de agora, teremos que pagar aluguel para a prefeitura.

Como se imposto não existisse. É uma verdadeira máfia, loteando São Bernardo do Campo e distribuindo lobby e lucros.

Tem secretário do meio ambiente vendendo cargos no seu gabinete. Tem secretário de cultura que nunca trabalhou no meio cultural. Tem a volta as aulas canceladas por falta de uniformes e merenda, mascarada de "prevenção à febre amarela". Tem prefeito que finge que não sabe de nada disso

Motivos fora da cultura já existem de sobra. E dentro?!

Ano passado durante a realização de mais um evento do InI Sounds Rastaman Sounds no Pq. São Bernardo, a GCM chegou, reprimiu, pegou todos os equipamentos e levou embora.

Isso aconteceu mais algumas vezes, por exemplo no REGGAE no D.E.R. Se eles não aprovam eles vem, reprimem, retiram o equipamento, levam embora e pra retirar só com multa.

Já no Riacho Grande temos mega-eventos financiados pela SABESP acontecendo, com artistas de cachês milionários. Eles alegam que nossos eventos incomodam. A sujeira, o barulho, o trânsito, incomodam os moradores igualmente. Porém, sabemos muito bem porque certos eventos acontecem e outros não.

Conforme o próprio secretário de cultura disse, eles querem privatizar os parques da cidade.

Será que eles vão fazer tudo isso sem questionar antes as pessoas que fazem cultura na cidade desde antes deles chegarem ao poder??!

E pior: será que nós vamos ficar assistindo tudo sem se mexer?!

CONVOCAMOS TODAS AS FRENTES CULTURAIS DE SBC E DO ABC TODO PARA UM ATO DE MANIFESTAÇÃO PELO RESGATE DA NOSSA CULTURA.

NOS REUNIREMOS QUINTA-FEIRA (08/02) ÀS 18H NA PRAÇA BRASIL. SAIREMOS DA PRAÇA BRASIL ÀS 19H. E VAMOS ATÉ O PRÉDIO DO SECRETÁRIO DE CULTURA QUESTIONAR PESSOALMENTE NO MEGAFONE O QUE ESTÁ ACONTECENDO.

Porque estamos prestes a entrar num período aonde cultura em São Bernardo vai ser festival de verão no riacho, festival do vinho, festival italiano e tudo o que grandes empresas puderem patrocinar.

A CIDADE TEM PULSO CULTURAL, MUITO ALÉM DISSO. CENAS INDEPENDENTES. PÚBLICO FREQUENTADOR.

A prefeitura já não financia projeto de ninguém que eles não gostem. Tudo bem. Agora, silenciosamente aprovar privatizações que no fundo vão nos silenciar a longo prazo? NÃO!

E AÍ SECRETÁRIO DE CULTURA ADALBERTO DAL GUAZZELLI?
E AÍ PREFEITO ORLANDO MORANDO?”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.