quinta-feira, 7 de julho de 2016

Notícia da I reunião preparatório do XIV Congresso de História do Grande ABC

  


  

O município de Rio Grande da Serra reafirma seu compromisso em realizar o XIV Congresso de História do Grande ABC no próximo ano, completando, desta forma, dois ciclos completos ao longo de 27 anos, nos quais foram promovidos dois Congressos em cada uma das sete cidades do ABC.
Para tanto, em colaboração com o Consórcio Intermunicipal, convocou a primeira reunião preparatória que foi realizada no dia 18 de junho, nas dependências de um equipamento público da cidade, o CREB Mário Covas. A reunião decorreu num clima muito fraterno e animado. Diferentemente do último Congresso, a equipe da Prefeitura não veio com nenhuma proposta pronta. Veio para ouvir, ou seja, entendeu a proposta de construção conjunta (Sociedade Civil e Prefeituras) que tem sido a tônica dos Congressos.




Boas contribuições surgiram durante a discussão, com a participação de todos os presentes. Dentre muitas, a questão (premente) das águas, inclusive, já com sugestões de nomes a convidar; a questão das migrações e emigrações; A secretária Aida disse que envidará esforços no sentido de realizarem vídeos com depoimentos de memorialistas e moradores antigos da região, gravados ao longo do período de preparação do Congresso.  


Algumas de minhas sugestões durante a reunião:
-  Fiz um apelo aos presentes para que seja realizada uma força-tarefa no sentido de ampliar a divulgação do Congresso e envolver as universidades nesse processo, pois essa tem sido uma lacuna ao longo de toda história dos congressos que, diga-se, também precisa ser contada, ou seja, a história de um Congresso, único no seu gênero e no modo como é construído e conduzido, com a contribuição de acadêmicos e memorialistas espontâneos.

- Sugeri que este congresso homenageie a Dra. Gisela Saar, memorialista e incansável ativista pela preservação da história e do patrimônio local, lembrando que quando da realização do 7º Congresso em RGS, há 15 anos, grande parte das reuniões foram realizadas na própria casa dela que funcionou por muito tempo como Secretaria de Cultura de fato. Lembrei ainda que naquele 7º Congresso houve um meritório empenho local em envolver as escolas, professores e alunos, com atividades prévias e frequência interessante durante o Congresso. Nesse sentido, Aida Jardim Teixeira, Secretária de Educação mostrou-se bastante receptiva. 

- Sugeri que a próxima reunião fosse realizada no Consórcio, em Santo André, a fim de facilitar a participação dos que têm dificuldades de ir até RGS. Marta Lima, secretária do Consórcio,acaba de confirmar, por email, que a II reunião preparatória ficou agendada para o dia 03 de agosto, às 14h00, no Consórcio. 

A sociedade civil, como sempre, esteve representada por memorialistas históricos e desde sempre comprometidos com a realização dos Congressos; membros do Grupo de Trabalho (GT) História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e membros da Secretaria de Educação e Cultura do município sede. O Fórum Permanente de Debates Culturais esteve representado pro três membros de seu grupo gestor. 




Mesmo com dificuldades de locomoção, a dra. Gisela Leonor Saar, acompanhada de familiares, também compareceu à reunião, demonstrando entusiasmo. Na ocasião, doou 2 volumes encadernados com vasto material recolhido por ela com a história da Capela de São Sebastião do Séc. XVI, o mais importante patrimônio da cidade.

Ao final da reunião, foi oferecido aos presentes um “tour” à capela e à Pedreira. Até o “fog” característico apareceu para lembrar que estávamos na mata Atlântica e, a contar com a animação, o XIV Congresso já começou e começou muito bem.



dalila teles veras












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.