quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Notícia da reunião de janeiro de 2017





No último dia 30 de janeiro, deu-se a primeira reunião deste ano do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, como acontece ininterrupta e mensalmente desde novembro de 2007, quando de sua fundação.

 Como pode ser verificado aqui, em nosso histórico,  o objetivo principal deste Fórum é criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural integrada na região do ABC. Trata-se de um grupo independente, sem constituição jurídica, que vem discutindo, entre muitas questões, estratégias de atuação regional, incluindo a organização da comunidade cultural, o estabelecimento de canais de comunicação entre as várias instâncias institucionais e a comunidade, a preservação da memória e o reconhecimento da cultura como centralidade e valor inalienável da formação humana.



 Ainda que as postagens deste blog no segundo semestre de 2016 tenham sido interrompidas, até por conta da preocupante conjuntura política nacional, eleições municipais e outras ocorrências, o Fórum seguiu com suas reuniões e debates, fazendo circular entre seus pares, bibliografia crítica como suporte para reflexão e compreensão da nossa tão complexa realidade, em especial o cenário cultural na região em que vivemos.

Com a presença de representantes de três de nossas cidades (Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul), preocupações com essa realidade foram levantadas, inclusive a possibilidade de se criar uma estrutura paralela mínima dentro da sociedade civil para, além do debate, efetivar algumas ações efetivas.


A proposta de um Colóquio entre os Secretários de Cultura das 7 Cidades em parceria com a Universidade Federal do ABC, inclusive, já foi encaminhada informalmente à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura e breve será formalizada. A ideia é colher dos Secretários que acabam de assumir, as principais ideias e linhas mestras de políticas públicas de cultura para suas respectivas pastas.

A seguir ao Carnaval, o Fórum pretende também promover um debate com pessoas historicamente ligadas ao Carnaval, nos últimos tempos, visto apenas no seu aspecto de espetáculo e/ou desfile. Queremos saber dos bastidores e levantar possíveis direções, levantando e debatendo as questões cruciais para a manutenção dessa tradição popular brasileira.



Reiteramos aqui o convite a todos que desejam colaborar com o blog, para que nos enviem seus textos, quer sejam ensaios, reportagens, resenhas. A exigência é que abordem temas de políticas públicas da cultura, preferencialmente, de arte e cultura em geral.

Assinaram a lista de presença:

Dalila Teles Veras – Santo André (que também assina este texto)
Neusa Borges – São Bernardo do Campo
Zhô Bertholini – Santo André
Dilma de Melo Silva – São Bernardo do Campo
Valdecírio Teles Veras – Santo André
Erike Busoni – São Caetano do Sul
Rosana Banharoli – Santo André
Marcelo Dino Fraccaro – Santo André
Rodrigo Regis Ferreira – Santo André
Mireille Lerner – Santo André
Julio Mendonça – Santo André

Luzia Teles Veras – Santo André




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.