sábado, 9 de abril de 2016

Retomada do diálogo entre Consórcio Intermunicipal e Sociedade Civil

Abaixo, dois documentos que tratam da retomada do diálogo entre Consórcio Intermunicipal e Sociedade Civil



Relato da reunião do GT Cultura do Consórcio Intermunicipal, pela profa. Raquel Quintino


RELATO REUNIÃO GT DE CULTURA DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL
31/03/2016

Presentes:
Consórcio: Marta Medeiros;
GT de Cultura:  Haroldo e Simone (Santo André),  Ailton (SCS), Ana Mesquita (SBC), Waldir Oliveira (RGS);
UFABC: Daniel Pansarelli e Gabriela Maruno;
Sociedade Civil: Raquel Quintino e Hildebrando

Sínteses dos assuntos tratados:
Após apresentação do posicionamento do Fórum Permanente de Cultura discordando da realização de um giro cultural neste momento e  solicitando a construção do Observatório de Cultura tendo com ponto de partida o resgate das Conferências de Cultura e Congressos de História. Os representantes do GT e UFABC apresentaram os seguintes posicionamento:

UFABC, Daniel e Gabriela: Temos musculatura para apoiar ações regionais, acesso à editais do MINC, editora publicar as sistematizações e em breve recursos para digitalização de acervos e convênio com o Consórcio que pode ser ampliado. Não podemos descartar um encontro de cultura das 7 cidades que pode ocorrer no final deste processo de construção do Observatório.

GT Cultura, Haroldo: Estamos nos organizando para construção de um Plano Regional de Cultura que consolide um Observatório da Cultura e debate sobre economia da cultura.
Ações já encaminhadas:

Sistematização das 3 últimas conferências de cultura das 7 cidades: Os representantes de SCS estão sistematizando relatórios das 3 últimas conferências de cultura dos 7 municípios, mas nem todos encaminharam seus registros para que o grupo possa concluir os trabalhos.

Oficina para construção de indicadores: Acontecerá nos dias 14 e 15 de abril, no segundo dia o encontro tem vagas limitadas e os municípios podem indicar representantes da sociedade civil. 
Encaminhamentos:

SISTEMATIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS: Os representante de SCS do GT irão encaminhar para Marta Medeiros o levantamento de quais municípios entregaram os relatos das últimas 3 conferência de cultura para que ela cobre os que não enviaram seus relatórios. Ela irá repassar essa informação para pressionarmos os municípios que não enviaram os relatórios.

CARTOGRAFIA CULTURAL DO ABC: Gabriela levantar os produtos das ações desenvolvidas pela UFABC no último período.

INDICADORES DE CULTURA: O prazo de construção dos indicadores de cultura é setembro/2016  e será definido na próxima reunião 28/04 será definido o prazo para aplicação do indicadores nas cidades para a consolidação de um painel.

PLANO DE AÇÕES E CRONOGRAMA: A próxima reunião do dia 28/04 tem como ponto de pauta reelaboração de cronograma com dos informes dos avanços para ações

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NO GT: Será oficializada pelo consórcio a participação da sociedade civil na próxima reunião.



Documento enviado ao Consórcio Intermunicipal do ABC pelo Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC e subscrito por representantes de vários coletivos:


Santo André, 30 de março de 2016


Sr. Luís Paulo Bresciani
D.D. Secretário Executivo
Consórcio Intermunicipal do ABC


Prezado Senhor,
Dando continuidade ao diálogo estabelecido na reunião realizada no Consórcio no último dia 08, especialmente convocada por V.Sa., da qual participaram o Prof. Daniel Pansarelli, a Prof. Silvia Helena Passarelli, ambos da Universidade Federal do ABC e eu, representando o Fórum Permanente de Debates do Grande ABC, quando nos foi dirigido um convite para retomada do diálogo entre sociedade civil e o Consórcio, interrompido em 2010,  tendo, agora, como perspectiva, eventuais parcerias com a UFABC, venho informar o seguinte.

No papel de coordenadora do Fórum, convoquei nosso Grupo Gestor para uma reunião extraordinária sobre este assunto, realizada no dia 21.03.16.

A posição do Fórum, manifestada pelos membros que compareceram à reunião e pelos que se manifestaram por email, é a de seguir no papel que sempre pautou sua atuação, desde sua criação, em 2007, ou seja, criar e ajudar a criar processos participativos e críticos das políticas públicas da cultura na região do Grande ABC, promovendo e participando de discussões e debates de ideias, estabelecendo canais de comunicação com Instituições e Administrações Públicas municipais, sempre acentuando o reconhecimento da cultura como centralidade e valor inalienável da formação humana. Dessa forma, defende e recomenda que fiquem claras as regras para a participação da sociedade civil no Consórcio e que o mesmo abra essa participação para toda a comunidade.

Por outro lado, conforme acertado na reunião no Consórcio, coube a mim e à Prof. Silvia, a tarefa de convocar algumas lideranças da comunidade cultural para uma reunião preliminar, na qual pudéssemos  discutir e ampliar as ideias levantadas naquela ocasião,  ou seja, a de, entre outras,  reativar a circulação cultural entre as cidades, com o amparo das duas Instituições, iniciando, inclusive, a construção de mapeamento cultural da região, “recolher e ser caixa de ressonância”, através de uma plataforma on-line que seria  estudada para ser gerenciada pela própria UFABC. Essa plataforma geraria mapas e relação de eventos.

Assim, foi feito. 20 pessoas foram convidadas, todas ligadas a coletivos atuantes e com larga bagagem na discussão e no debate qualificado de cultura, sendo que houve o cuidado de que tivéssemos ao menos um representante de cada uma das 7 cidades da região. Das 20 pessoas convidadas, 14 compareceram à reunião realizada no dia 22 último, nas dependências da Livraria Alpharrabio, em Santo André, sendo que havia ali representantes de coletivos de 6 cidades da região. Apenas Rio Grande da Serra ficou sem representação.

Ouvidos o pronunciamento de cada um dos participantes, ficou patente que todos são contrários a qualquer ideia de evento, em especial, num ano que se afigura politicamente tão difícil como este, com o agravante, inclusive, de eleições municipais. Nos encaminhamentos, foram retiradas as seguintes propostas:

– Que o Consórcio, antes de qualquer iniciativa de ações de cunho artístico, resgate os documentos que ao longo dos últimos anos recolheram e mapearam anseios e demandas da comunidade cultural, tais como Conferências de Cultura, com suas respectivas sistematizações, Congressos de História, com a publicação de seus respectivos Anais, Encontro da Diversidade, do qual existe farta documentação, bem como a bem sucedida experiência de diálogo da comunidade junto ao Consórcio através do GT de Cultura entre os anos 2008 e 1010.

– Estudar viabilização, em parceria com a UFABC, de um Observatório de Cultura que seja construído com a participação dos produtores de cultura e passe a monitorar os Planos de Cultura; Conselhos de Cultura, Fundos de Cultura, Políticas Públicas de cultura e Preservação do patrimônio cultural.


– Foi enfatizada, ainda, a importância da retomada das reuniões públicas do GT Cultura do Consórcio.  

cc. Prof. Daniel Pansarelli
Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFABC


Dalila Teles Veras
Coordenadora do Fórum Permanente de Debates Culturais

Assinam conjuntamente este documento (por ordem de assinatura na ata de presença nas duas reuniões):

21.03:
Neusa Borges – agente cultural
Julio Mendonça – professor
Carlos Lotto – arte educador
Valdecirio Teles Veras – advogado
Luzia Maninha T. Veras – socióloga

22.03
Sílvia Helena Passarelli – professora,Universidade Federal do ABC
Mário Matiello – produtor cultural, Santo André
Elly Chagas – professora, Santo André
Diaulas Ullysses – diretor de cinema, SBC
Andréia Alcantara – arte educadora, Fórum Cultural de Diadema
Malú Salote – Cia. da Matilde, São Caetano do Sul
Erike Busoni – Cia. da Matilde, São Caetano do Sul
Hélio Gonçalves Costa – arte/educador, Coletivo Circomunidade – Fábrica de Cultura –SBC
Raquel Quintino – professora universitária, Coletivo Sal da Terra, Mauá/Ribeirão Pires
Ana Mesquita – pesquisadora, SBC
Carlos Lotto – arte educador, Fórum
Neri L. Silvestre – Sarau da Quebrada, Santo André
Luzia Teles Veras – socióloga, Fórum Permanente de Debates Culturais
Valdecirio Teles Veras – advogado, Fórum Permanente de Debates Culturais

Nomes que assinaram virtualmente este documento:
Adélia Nicolete – professora universitária e dramaturga
Antonio Correa Neto – ator, diretor teatral e pedagogo
Luiz Roberto Alves – pesquisador e professor universitário (UMESP e USP)
Marcelo de Paiva – historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.