sexta-feira, 1 de abril de 2016

Crise no Centro Universitário Fundação Santo André - 2016


Carlos Vinícius Várhidy*



imagem: www.encontrasantoandre.com

Quinta-feira, chuvosa, 3 de março de 2016. Na cidade andreense, nos dirigimos para a Audiência pública para debater a crise do Centro Universitário Fundação Santo André.

Ao entrar no nosso Plenário municipal onde trabalham os vereadores eleitos pelos populares de maneira direta e democrática, nos deparamos com muitos alunos e professores dessa Instituição, ansiosos para o início da Audiência.



Vemos gerações e gerações que estudaram na instituição e que agora são os responsáveis por formar muitas pessoas nos mais variados campos profissionais. Suas identidades refletem o amor que nutrem pela faculdade.

A professora Marilena Nakano durante a Palavra Aberta à População da sessão da Câmara, esclarece os vereadores sobre a situação da faculdade, a dificuldade que ela, seus colegas e os alunos vêem passando dia após dia, na terrível incerteza de não receberem seus pagamentos e até mesmo da tristeza da falta de diálogo com os órgãos governamentais para discutirem sobre essa crise.

Um aluno, representante do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães, também realça o comentário da professora e aponta o lado dos estudantes em relação a tudo isso.

Encerrada a sessão do dia, depois de um tempo, é declarada aberta a Audiência Pública convocada pelos professores e alunos onde se esperava a presença do Excelentíssimo Senhor Carlos Grana, prefeito de Santo André, da reitora do Centro Universitário Fundação Santo André, Professora Leila Modanez e de outras autoridades para responder questionamentos acerca da dívida de 28 milhões que a Prefeitura de Santo André tem com a Instituição.

Infelizmente, a Audiência começa sem a presença dos vereadores, excetuando os vereadores Luiz Zacarias que a presidiu e posteriormente com a presença dos vereadores Ailton Lima e Donizete. O prefeito Carlos Grana não se fez presente e não deu justificativa de sua ausência, muito menos mandou um representante para compor a mesa.

A reitora do Centro Universitário designou o Professor Maurício Magro, Pró-Reitor Pós Graduação, Pesquisa e Extensão para representá-la, pois a mesma não poderia comparecer. Na mesa junto ao presidente e ao representante da reitoria, estavam um dos alunos, membro do Diretório Acadêmico, um membro do Sindicato dos Professores e a professora Marilena Nakano.

No plenário onde deveriam estar nossos vereadores, os diretores dos 3 prédios que compõem o Centro Universitário Fundação Santo André, o vereador Ailton Lima e mais alunos representantes.
Muitas falas, desabafos e perguntas foram feitas sobre que medidas tomar com toda essa crise, mas como foi uma audiência, só pensamos nos próximos passos da caminhada.

Ressaltamos que não estando presente nem representada, nossa Prefeitura não poderá ter respostas a todas essas incertezas que ainda a situação da faculdade terá.

O que tivemos de positivo de tudo foi a presença dos alunos e professores que estão trabalhando juntos para reverter toda essa situação e pedir os esclarecimentos devidos às autoridades.

Agora, como ex-aluno formado no ano de 2013 por aquela Instituição, devo dizer que me entristeço pelo descaso das autoridades municipais em relação ao pedido de ajuda a essa grande Faculdade. Igualmente, também como cidadão, me entristeço de ver a falta de diálogo.  O que nos motivam são esses alunos e professores buscando juntos, a melhoria do ensino e da qualidade da faculdade.

Não podemos deixar o Centro Universitário Fundação Santo André fechar suas portas depois de muitos anos, formando milhares de alunos e preparando-os como profissionais que façam a diferença na sociedade.

* Professor, graduado em história

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.