sábado, 5 de julho de 2014

Lei Cultura Viva: inovação e protagonismo frente aos vícios e privatismos atuais

Marcelo Dino Fraccaro






Ao ser aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira, primeiro de julho, a Política Nacional de Cultura Viva (PL 757/2011 de autoria da deputada Jandira Feghali – PCdoB/RJ) vêm contribuir para o fortalecimento de diferentes grupos e comunidades culturais espalhados por todas as regiões do país e que antes não poderiam ter acesso a recursos destinados por outros programas e leis de incentivo.

Ainda como programa de governo, o Cultura Viva foi instituído durante a gestão de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura (MinC) no governo do presidente Lula. Passa a valer a partir de portaria datada de julho de 2004 (Portaria 156 de 06 de julho de 2004), portanto há exatos dez anos. Tendo à frente da secretaria específica que o acompanhava, o historiador Célio Turino, que o desenvolveu e expressou seus principais objetivos e elementos constitutivos no livro “Pontos de Cultura: o Brasil de baixo pra cima”, o programa promoveu nos anos seguintes ações que possibilitaram a criação de “pontos” e “pontões” de cultura em todo o país.

As ações do Cultura Viva acontecem através de convênios firmados entre o MinC e governos municipais e estaduais, ou diretamente com as próprias entidades mantenedoras dos pontos. A escolha dos projetos parte de seleções em editais públicos. Preveem o repasse de recursos financeiros para os projetos, durante o prazo de 3 anos, e acompanhamento das atividades através do próprio ministério e também de secretarias de cultura.

Imaginado para atuar em caráter de “rede”, possibilitou também a mobilização de grupos, conveniados ou não, que organizados em movimento passaram a se constituir no verdadeiro “coração” da rede formada pelos pontos. Essa organização em rede teve um papel fundamental na pressão popular pela aprovação do projeto de lei. O Cultura Viva contempla também editais de apoio a mídias digitais, pontinhos de cultura, prêmios a mestres e projetos comunitários, entre outros.

Embora de caráter inovador e até certo ponto transformador das relações de apoio e fomento público a pequenos grupos culturais antes excluídos, o programa enfrentou também em seu curso algumas dificuldades, que se não forem sanadas tenderão a criar barreiras complexas para a agora Política Nacional de Cultura Viva. Dificuldades de administração e prestação de contas dos recursos por parte de grupos iniciantes, atrasos de repasses de verbas, criação de dependência de editais públicos para a continuidade dos projetos, instrumentalização dos pontos e de redes por parte de administrações municipais, são apenas algumas dessas dificuldades a serem superadas.

Na região do Grande ABC, o programa, que agora se transmuta em política de Estado, teve pouco alcance até aqui. Diadema e São Bernardo chegaram a iniciar redes de pontos de cultura conveniados com o MinC. Em outros municípios há pontos de cultura, mas que obtiveram convênio em edital do MinC com a Secretaria Estadual de Cultura (SEC), como é o exemplo do ponto de cultura “Mistura e Gingada” de Santo André. De qualquer forma, diante da potencialidade cultural da região e da capacidade de alocação de recursos por parte de prefeituras, conclui-se que a participação ainda é tímida. Diante da atual “disposição” dos municípios da região em participar de uma proposta mais ampla de política cultural proposta pela MinC nos últimos anos, que envolve além do Cultura Viva, a criação do Sistema Nacional de Cultura e outras políticas estruturantes, pode-se dizer que é no mínimo desanimadora a possibilidade que no curto prazo tenhamos uma ampla rede de pontos e pontões existentes e pulsantes na região.

É necessário reconhecer que a aprovação da “Lei Cultura Viva” é um passo importante para uma maior democratização e descentralização de recursos públicos para a cultura no país. Além de representar uma grande conquista de grupos culturais, comunidades, coletivos, movimentos organizados e de ampla parcela da população que se esforçou durante anos para que, antes mesmo da lei aprovada, a rede nacional de pontos de cultura se constituísse como um ator respeitado e protagonista da política cultural. Porém, é também urgente e necessário a criação de mecanismos de acompanhamento e fortalecimento das ações do Cultura Viva, assim como disposição por parte de governos municipais e estaduais para que a novidade trazida pelos pontos não se perca na rede de vícios corporativos, fugacidades e privatismos que caracterizam nossas políticas culturais.

5 comentários:

  1. Muito bom o artigo, inclusive na identificação das fragilidades. Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim , pensei que meu nome sairia automaticamente, quem escreve o cometário acima é Célio Turino

    ResponderExcluir
  3. Ola, Celio! Obrigado pelo comentário sobre o texto. Sua contribuição para a conquista da Lei foi determinante, assim como é importante para o avanço de novas políticas. Continue firme nessa luta. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Proteja a sua documentação delicada com um software da sala de dados virtual que permite a troca de documentos corporativos com segurança.

    ResponderExcluir
  5. Here I was surprised by the large variety of games astonishing blackjack online free come and this site will surprise you

    ResponderExcluir

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.