segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Villa Rosa


Valdecirio Teles Veras

A cidade de Santo André, segundo consta, tem  pouco mais de uma dezena de bens  tombados pelo CONDEPHASA, entre eles uma edificação dos anos 20 do século passado, chamada Villa Rosa, imóvel que pertenceu à família Ângelo Vezzá. Fica no número 141, da Av. Portugal, próximo ao marco zero de município.  O local é privilegiado pois fica entre as principais edificações da urbe andreense, como os Correios, Prefeitura, Forum, Receita Federal e o tradicional clube 1º de Maio. A construção longe de possuir a mesma imponência desses edifícios, representa um padrão residencial da então nascente burguesia local, “modelo construtivo” comum no início da época. Também está situada próxima à estação construída pela São Paulo Railway, ferrovia  que liga as cidades de São Paulo e  Santos.
 
A edificação continuou teimando em se manter na avenida Portugal, vencendo a voracidade da especulação imobiliária. Em 1992 foi tombada pelo Patrimônio. Não poderia ser demolida. Até que a especulação ou engenhosidade imobiliária vencesse encontrando uma solução salomônica para o caso. Um prédio foi construído preservando a casa, agora área comum de  um condomínio comercial comercializado sob a denominação de “Sala VILLA ROSA, ou seja, um marco histórico incorporado ao "empreendimento".

O caso não é novidade, pois há exemplos idênticos onde foi adotado este tipo de solução, como é o caso da Casa das Rosas em São Paulo, onde  a edificação original hoje funciona como centro cultural. 
 
Assim, no caso da VILLA ROSA, espera-se que seja repetido  o que ocorreu com a sua xará de São Paulo, dando-lhe uma destinação similar, que vai muito além do Empresarial VILLA ROSA respeitando-se o “charmoso diferencial do empreendimento, contemplando eternamente um "marco histórico da cidade”, como consta do catálogo publicitário, mas que isto seja condição sine-que-non  para concessão do “habite-se”.

Um comentário:

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.