quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

CULTURA - como forma de resistência e redenção política, econômica e educacional



Rodolfo Tokimatsu*  



Contrapondo-se a Leon Trotsky, quando afirmou, ainda no final dos anos 1930, que “diante da mediocridade da sociedade ocidental, a melhor arma é o silêncio, portanto, não é tempo de uma nova cultura”... nós da Quebrada, no entanto, afirmamos que sim, é tempo de uma nova cultura, e mais, de uma cultura permanente que não morre, mas se renova e se inova e se fortalece; é diante desse apogeu da mediocridade que as sociedade ocidental mergulha, sobretudo, a sociedade brasileira, que não só é tempo, como é necessária uma nova cultura, com todas as culturas unidas e integradas incluídas e respeitadas, como única forma viável de se bater de frente a essa onda de mediocridade que, ao que parece, toma ares de verdade absoluta para uma maioria expressiva da sociedade. Atravessamos um período política e culturalmente nefasto, um prenúncio de barbárie e retrocesso histórico, que é semeado pelas redes sociais, no Brasil, desde 2013, a princípio, mascarado como um protesto contra o aumento da tarifa do transporte público e, posteriormente, contra o governo de tendências progressistas vigente, propagando, em contrapartida um discurso conservador e contra as reformas sociais, reivindicando desmantelamento de programas sociais, clamando pela volta de políticas ultrapassadas e autoritárias, como o regime militar e propagando discursos de ódio, a princípio, contra o pensamento da esquerda, voltado às classes menos favorecidas, propondo o fim dos direitos trabalhistas e da aposentadoria para os trabalhadores, o desmantelamento do serviço público, em benefício aos interesses empresariais privados, gerando um argumento mentiroso de que o funcionalismo público concursado e um suposto excesso de direitos da classe trabalhadora e dos aposentados seriam a causa de uma suposta crise do país e engrossando esse discurso com ideias e propostas racistas, homofóbicas, machistas, misóginas, anti-intelectualista, anticultural e a todos que abrangem as conquistas sociais, resgatando, no grosso da população todo seu ódio e preconceito então latente, jogando a população contra seus próprios semelhantes. Nesse “modismo” da demonização, dois elementos essenciais para a formação da sociedade e do indivíduo e para a construção da nação, se veem mais atacados, tanto moral, quanto economicamente- a Cultura e, em especial, a Educação. Assistimos ao desmantelamento progressivo da escola pública desde as últimas três décadas, quando governos privatistas, comprometidos com interesses individuais e o capital internacional promoveu uma avalanche de “privataria”, atingindo todos os setores públicos, desde a educação, até a saúde, passando pelas indústrias estatais essenciais para a economia do país e provocando uma crise enorme não só na economia, mas na saúde, na educação e na cultura, setores que nunca deveriam estar nas mãos de interesses econômicos privados, sejam estes nacionais ou multinacionais. Porém, ultimamente, com a ascensão dos governos progressistas eleitos entre 2002 e 2014, o Brasil consegue, em parte, sanar essa crise de ordem econômica e cultural, desenvolvendo programas sociais de renda mínima, investindo em infraestrutura em locais antes esquecidos pelo poder público, quitando a dívida externa e promovendo alguns avanços na área de educação e cultura, como as políticas de diversidade cultural e educacional e o sistema de inclusão nas escolas e os pontos de cultura, dando voz à periferia e às comunidades com pouca voz, ou nenhuma, fomentando o resgate da potencialidade dos povos que compõem essas comunidades. Porém, essa onda progressista foi banida do governo por ações de ódio, calúnias, mentiras e ameaças de todo o tipo contra pessoas ligadas ao governo e às minorias, como negros, indígenas, LGBT, quilombolas, Sem Terra, Sem Teto, sindicatos, mulheres, etc. Agora, eleito o novo(?) governo, esse retrocesso cresce consideravelmente, com propostas toscas, beirando o absurdo, como combate a uma suposta “ideologia de gênero”, que, segundo os lacaios dessa barbárie, “ensina as crianças a mudar de sexo”, entre outros absurdos. Propõem retrocessos educacionais como a volta de disciplinas como Educação moral e civismo, propõem, também, acabar com disciplinas essenciais à formação do caráter social do indivíduo, como história, geografia, filosofia, sociologia, etc., em benefício a um discurso equivocado, mal intencionado, de caráter belicoso e falso- moralista de preconceitos e ódio, que vêm prontos à sociedade como uma verdade redentora, que vem para banir toda aquela ideologia infernal que estaria sendo propagada pelo ensino público e pela gente que faz cultura. Com isso, o profissional da educação é demonizado e falsamente posto como inimigo da família, da moral e dos bons costumes e seu trabalho, cada vez mais desvalorizado, o serviço público é sucateado e os acordos fisiologistas e clientelistas com a iniciativa privada com o interesse geopolítico de alguns países do dito primeiro mundo crescem descomunalmente e acabam por determinar os rumos políticos, econômicos e culturais do país. Esse processo de mediocrização da sociedade reduz ainda mais o conceito amplo e abrangente do termo “cultura”, limitando-o a um ou outro segmento cultural, embaçando uma visão mais ampla e global do termo, criando uma ideia de cultura simplista e superficial, ao sabor do senso comum. Assim, “cultura” fica sendo para alguns, “algo ligado à educação instrutiva, ao intelectualismo”, outros, “às artes e manifestações folclóricas”, e, ainda, a “cultura de comunicação de massa”,mas ignorando o poder abrangente que essa palavra possui e prejudicando toda a nação e um povo que produz cultura, em todos os sentidos. Essa visão estreita, para não dizer cega em relação à cultura, ao invés de fomentar a produção e a justa distribuição cultural para todo o povo, cria segmentos elitizados que se destacam socialmente e usufruem de regalias e mamatas dos subsídios que deveriam fomentar a cultura de um modo geral. Assim, surgem lobbies de artistas, educadores, intelectuais, empresários, todos querendo “abocanhar” uma fatia desse amplo “bolo cultural”, que na verdade é uma visão ínfima de algo tão abrangente, mas que acaba por consumir recursos que poderiam criar uma economia popular e forte, geradora de renda, motivadora da economia e angariadora de impostos, sobretudo. Nós, da Quebrada, no entanto, sabemos que a cultura é muito mais que isso, mesmo porque somos produtores e, ao mesmo tempo, produzidos por uma ou várias culturas interligadas. Para o professor Victor Vich, a cultura é “a soma do que produzimos, como produzimos e como somos produzidos. É a soma de ‘saberes e fazeres’...”, portanto, um termo abrangente, que carece de muita vivência cultural e vontade política para torná-lo prático e tornar o povo autônomo e soberano. Vich ainda salienta que “ somos seres culturais, porém, alienados de nossa própria produção cultural”. Essa “alienação”, à qual se refere Vich, não significa o que o senso comum entende por tal, isto é, pessoas alheias ou ignorantes da realidade cotidiana, mas, numa concepção marxista, uma privação de si e dos seus, por exemplo: Um carro com motor alienado significa que esse motor está em outro carro. O mesmo ocorre com o povo que produz cultura, mas esse produto é apropriado por terceiros. O trabalhador é alienado do fruto de seu trabalho porque a mais- valia apropria-se desse fruto para o patrão, ainda que não tenha sido este quem trabalhou para produzi-lo. No programa “Jornalista desempregado”, produzido pela Careta Filmes, Nery Silvestre, em entrevista, nos fala dessa alienação da cultura pelo povo, dizendo que “ a cultura pode (e deve) gerar trabalho e renda, na potencialidade da pessoa, dentro das suas possibilidades”. Cultura é tudo o que um povo produz, portanto, não se limita à arte e ao ensino. Olhar por esse viés, além de limitar o conceito de cultura, o elitiza e transfere o poder cultural da grande massa para uma pequena elite. A cultura, em toda sua abrangência, gera trabalhos e produtos culturais, talentos, artes e obras, saberes e fazeres. Portanto, gera trabalho, economia e renda. Para Antônio Rubin, essa geração de renda e economia não significa que a cultura vá se submeter a um monopólio da comunicação, ao patrocínio da iniciativa privada, ou à tutela do poder público, porém, esses setores poderosos devem colaborar com a cultura da sociedade, pois fazem parte desta, é sustentado por esta e foi eleito por esta. Rubin enfatiza que a cultura faz sua auto gestão e o mercado de cultura é a própria gestão cultural que administra o produto cultural e não o patrocínio dessas elites. O povo que faz cultura não “mama nas tetas do estado”, ou se beneficia da “caridade” da iniciativa privada, quando angaria algum recurso para promover alguma obra cultural, mas esses poderes devem ceder esses recursos, porque fazem parte dessa sociedade e é sustentada e eleita por esta. Nestes tempos difíceis que atravessa o país e, em especial, a cultura, pela deturpação de má fé de todos os conceitos e termos para “adestrar” o senso comum, este inimigo da educação e da cultura, encaremos a cultura, em todas as suas abrangências, como única forma de resistência a esse limiar de ideias e atitudes neo- fascistas, por parte do governo eleito e de seus seguidores, ao mesmo tempo em que é o clamor do povo ao que é seu por direito e ao direito do que é seu. A cultura, portanto, propõe um resgate da dignidade do povo, dando poder a este de fazer sua auto gestão e administrar sua criação e produção, gerar sua própria economia, livre de “atravessadores culturais” ou atrelamentos a poderes públicos ou privados. Nery Silvestre enfatiza que “cultura não é status, glamour, frescura ou preciosismos. É, antes, fruto de trabalho e geradora de trabalho. É economia e geração de renda. É desenvolvimento de potencialidades e fomentação de ações populares, Não é e não tem a pretensão de ser, ou fazer uma revolução. É apenas a afirmação de um povo, a demonstração de sua capacidade, a criação de valores e produção de bens materiais e simbólicos. O povo quer apenas o que é seu de direito!”. 

*  Artista multimídia e correspondente da Quebrada - (TomMix Bala)

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