quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Mais um patrimônio histórico da região corre risco de desaparecer - vamos nos mobilizar

Foto: Divulgação/Internet
Este assunto, Urgente e importante, foi pauta da nossa reunião do último dia 25, no Fórum Permanente de Debates Culturais do ABC. Além de comparecer ao ato do próximo dia 01, segunda-feira, na Câmara Municipal de Ribeirão Pires, quando será votado o projeto de lei da venda da área onde se encontra o antigo Moinho de Trigo Fratelli Maciotta (Chamado de Fábrica de Sal) você pode assinar a Petição a favor da preservação da Fábrica, aqui




CARTA ABERTA

Não deixe o prefeito e osvereadores demolirem o primeiro moinho a vapor do estado de São Paulo! No dia 1 de fevereiro, segunda-feira, às 14h na câmara municipal de Ribeirão Pires, será votado o projeto de lei da venda da área onde se encontra o antigo Moinho de Trigo Fratelli Maciotta (chamado de fábrica de sal). neste mesmo dia, convocamos historiadores, pesquisadores e memorialistas do ABC para um ato em defesa do Moinho Fratelli Maciotta, um prédio histórico com mais de 117 anos. Diga não ao shopping  fantasma do Saulo. Não queremos mais um best shopping no abc! em defesa do patrimônio cultural do abc! estão destruindo o patrimônio de Ribeirão Pires por ganância e dinheiro. Lembre-se, é ano de eleição. Será que alguma conta está sendo irrigada com dinheiro de propina para a construção do shopping? 
Participe, convide seus amigos e divulgue os argumentos do conselho de patrimônio: 1. Você sabia que a antigaFábrica de Sal foi o primeiro moinho a vapor do Estado de São Paulo e se chamava Molino di Semole Fratelli Maciotta (Moinho de Trigo Irmãos Maciotta)? 2. Você sabia que ele é o segundo moinho mais antigo do Brasil, perdendo somente para o Moinho Fluminense, no Rio de Janeiro (128 anos)? 3. Você sabia que o prédio do moinho foi construído em 1898 em Ribeirão Pires e tem mais de um século de existência (117 anos)? 4. Você sabia que o prédio foi muito bem construído pelo engenheiro italiano Frederico Maciotta, que investiu 500 mil liras italianas para construí-lo e que não temos outro exemplar arquitetônico no Estado, somente esse? 5. Você sabia que a técnica de construção civil aplicada por Frederico Maciotta, com fundação de pedra, argamassa de saibro, tijolos de olaria e sem nenhuma armação de ferro, já não existe mais e que o prédio preserva essa técnica? 6. Você sabia que até a construção do moinho a vapor em Ribeirão Pires, usava-se moinhos com tração animal e que os irmãos Maciotta trouxeram uma nova tecnologia que revolucionou a produção de farinha de trigo no Estado de São Paulo?
7. Você sabia que o Moinho de Trigo Fratelli Maciotta foi um marco na fabricação de pão no Grande ABC e em São Paulo, pois a farinha de trigo era importada, e com a fabricação da farinha de trigo “Flórida”, em Ribeirão Pires, reduziu-se muito o custo do pão? 8. Você sabia que a cultura da gastronomia de massas é uma herança direta dos italianos, cuja contribuição dos irmãos Maciotta é inegável? 9. Você sabia que apesar da constante trepidação dos trens, o prédio de 117 anos não tem sequer uma rachadura, portanto, não está condenado? 10. Você sabia que o prédio é um testemunho edificado da imigração italiana no Brasil e que os seus construtores, os irmãos Octávio, Anacleto e Frederico Maciotta vieram de Turim e Gênova, na Itália, para investir em Ribeirão Pires? Por todos esses motivos, o Conselho de Patrimônio protocolou em agosto de 2015 um pedido de tombamento (proteção) do prédio no CONDEPHAAT. Neste momento, o processo está tramitando para que o edifício seja reconhecido como patrimônio cultural do Estado. O Prefeito diz que precisa gastar 7 milhões para restaurar o prédio, mas gastou 14 milhões do DADE só no “Teleférico Cidade Encantada”! E mente ao dizer que não está usando o dinheiro da cidade, pois dinheiro do DADE é dinheiro nosso,que temos o direito de receber todo ano por sermos uma Estância Turística. O Prefeito diz que a contaminação do sal inviabiliza o prédio. Mentira! Se deixar o prédio como monumento aberto ao público, sem atividade permanente, somente com visitação, não há riscos para a população. Também não existe risco de desmoronamento, pois a própria Defesa Civil fez um relatório em 2013 alegando não haver sequer uma rachadura na estrutura.  O prédio não precisa ser um centro cultural! Defendemos que ele seja mantido como um sítio arqueológico para visitação. Assim como as pirâmides do Egito, a Acrópole e as Ruínas dos Sete Povos das Missões não viraram um centro cultural e são sítios arqueológicos onde os turistas visitam apenas para conhecer a edificação e o monumento, o Moinho de Trigo Fratelli Maciotta pode ser um sítio arqueológico industrial do ABC, que remonta o início do desenvolvimento econômico e industrial de São Paulo e ajuda a contar a história da imigração italiana no Estado e no Brasil.
Não queremos shopping! Não queremos mais um caixote de concreto que vai estragar a paisagem de Ribeirão Pires! Não queremos os subempregos gerados pelo shopping, queremos empregos de verdade para a cidade! Não queremos um shopping fantasma em Ribeirão Pires, como o Best Shopping de São Bernardo, que nunca vingou, foi à falência e ficou fechado por 14 anos gerando prejuízos para a cidade. PENSE NISSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.