sábado, 1 de fevereiro de 2014

Carta Aberta do Fórum de Hip Hop de SBC

São Bernardo do Campo, 16 de Janeiro de 2014.

Carta Aberta do Fórum de Hip Hop de SBC

“É de direito dos humanos o acesso à cultura e a arte, tendo em vista o desenvolvimento de suas potencialidades entre a relação entre as pessoas que os mesmos proporcionam. Eis um dos princípios básicos para uma vida digna e próspera que nos afasta da mediocridade histórica que carregamos há mais de 500 anos, pensemos: Nossa cidade nos contempla?

Qualquer instituição ou indivíduo que negue o direito e o acesso a essa necessidade comete um crime contra a vida.”

O Fórum de Hip Hop de São Bernardo do Campo, através de diversas ações no município, vem observando o descaso com o segmento cultural e a criminalização do movimento por parte do poder público, além de ter constatado a falta de políticas públicas que contemplem as diversas vertentes da cultura Hip Hop, tendo em vista a falta de editais que possibilitem a instrumentalização dos mais diversos grupos do Movimento Hip Hop, autonomia dos mesmos, considerando a diversidade e garantido acesso as ferramentas de produção cultural.

Lembrando que é implícito dessas linguagens as questões artísticas como dança, música, artes plásticas e visuais... Culturas populares; também se abarcam ao conglomerado discussões sociais, raciais, de classe e gênero. Um Movimento com perspectiva de discutir o ser humano no sentido mais amplo da palavra.

Alguns dos eventos autônomos vem sofrendo sansões por utilizar espaço público, outrora a falta de apoio para que o Movimento Hip Hop possa desenvolver novas ações e continuar mantendo atividades de grande importância para o Município. Vale recordar que nós, enquanto Fórum de Hip Hop de São Bernardo do Campo, legitimado oficialmente pela Secretaria de Cultura (donde surgem as primeiras reuniões pra formulação do mesmo) é a mesma que na gestão do Marinho (PT) nos ignorou perante o surgimento de uma Casa de Hip Hop, deslegitimando uma militância que já vinha de anos... Pior, parece ter apoiado uma setorização do hip hop na cidade, sendo assim, uma subsecretaria da secretaria de cultura direcionada ao segmento Hip Hop - por quê? A quem serve tal interesse?

Onde o Movimento Hip Hop já estava – está estabelecido em São Bernardo do Campo há mais de 20 anos e o Fórum do Movimento de Hip Hop há mais de 5 anos vem desenvolvendo ações que discutam políticas públicas para a Cultura Hip Hop e desenvolve uma série de ações culturas, artísticas e educacionais utilizando uma pedagogia humanista.

A ideia não é romper com as atividades do Município, mas sim aproximar diretrizes, demandas e ações com a prática de políticas públicas que garantam verdadeiramente acesso e possibilite o desenvolvimento, tendo em vista não um tratamento especial ou especificista, mas sim que contemple os artistas, do hip hop e dentre a Arte e produção cultural em sua multiplicidade; afinal somos cultura de povo e para o povo.... Cultura de quilombo... e Quilombo sempre aceita novas pessoas, negando apenas capitães do mato e senhores da opressão... Ou encomendadores da morte.

Dessa forma o Fórum de Hip Hop (Sarau do Fórum de Hip Hop, Teste Seu Folego, Batalha da Matrix, Aprendendo com o Hip Hop, D’ABC Deejays, Kilombagem e Ensaiando com o Movimento), vem através dessa carta aberta reivindicar as seguintes demandas:

1. Editais específicos para as diversas vertentes do Movimento Hip Hop

2. Criação de ações dentro do calendário anual da Secretaria de Cultura para atividades no decorrer do ano, garantindo mais atividades por ano e sua frequência com grandes ações dos diversos elementos da Cultura Hip Hop.

3. Reafirmar São Bernardo do Campo como uma Cidade produto de Cultura (dentro da diversidade) e parceira do Movimento Hip Hop

4. A utilização livre e irrestrita de espaços públicos para apresentação e encontros do MHH

5. Aparelhar espaços públicos e culturais nas periferias

6. Desenvolvimento de um grande encontro de todos os elementos da Cultura Hip Hop, reiterando São Bernardo como um dos berços da Cultura Hip Hop e colocando definitivamente o Município no Calendário dos Grandes Eventos do Movimento Hip Hop nacional

7. Criação de oficinas artísticas dentro dos diversos segmento do MHH

8. Inserção dos mais diversos elementos da Cultura Hip Hop dentro das escolas através da gestão compartilhada (Cultura e Educação), como parte do currículo escolar levando em conta a lei 10.639\03

Esperamos que nossas reivindicações possam ser atendidas e levadas em consideração para a construção de uma Cidade mais digna, diversa e que possibilitem o acesso aos mais diversos seguimentos culturais.

Atenciosamente,

Fórum de Hip Hop de SBC

Um comentário:

1. O Fórum Permanente de Debates Culturais está solidário e apoia as reivindicações do Fórum de Hip Hop de SBC

ResponderExcluir

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.