quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Notícia da reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais

 
 
NOTÍCIA DA REUNIÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE DEBATES CULTURAIS REALIZADA NO DIA 27.01.2014, NA LIVRARIA ALPHARRABIO
 
Pauta: Estabelecer agenda e pauta do Fórum para o ano de 2014.
 
O atual momento político e social da cidade e do país foi discutido longamente pelos presentes. Diante da complexidade dos fatos, agravada por ser este um ano de eleições, muitas questões foram levantadas, como o desafio de encontrar estrategicamente novas formas de nos manifestarmos  e agirmos diante da "guerra da informação" e da prática vigente da "manutenção de poder" pura e simples, em detrimento da gestão e das políticas públicas das administrações municipais.
O papel e a dimensão do debate crítico permanente foi um dos pontos que não se deve abrir mão diante de um "momento que nos exige". A ideia é retomar a reflexão através de bibliografias comentadas nas reuniões, textos instigantes que levem à reflexão e à ação, bem como o convite a autores desses textos e outros pensadores para o debate, prática levada a cabo com muito proveito para todos durante estes sete anos de existência do Fórum, com a finalidade de fortalecer a "Consciência Social Crítica" lembrando Florestan Fernandes. Alguns nomes e títulos de obras foram, inclusive, sugeridos como temas.
Foi lembrado pelos presentes momentos decisivos do Fórum no ano passado, como a efetiva  colaboração na Conferência Livre de  Cultura de Santo André que acabou por provocar e desencadear as Conferências Municipais oficiais de Santo André e São Bernardo, as manifestações críticas em relação a atos irresponsáveis da Administração Pública de Santo André, bem como a importante parceria estabelecida com a Universidade Federal do ABC e SESC que, após longos meses de discussões, culminou com a realização do Encontro da Diversidade Cultural ABC.
Ficou também definido que iniciaremos uma forte discussão para a retomada da representação do Fórum no GT Cultura no Consórcio Intermunicipal, tendo em vista o recente anúncio dos secretários de cultura das 7 cidades de "um calendário regional de eventos" que contraria todas as propostas e demandas construídas durante a vigência do GT Cultura com a nossa representação.
Encaminhamentos: redigir e encaminhar ofício ao secretário de Obras de Santo André, Paulinho Serra, com pedido de informações sobre o retorno ao seu local de origem, o calçadão da Rua Oliveira Lima, da obra do artista Luiz Sacilotto (ofício já protocolado na Prefeitura, com cópia ao Prefeito Carlos Grana - aguardando resposta).
Foram recomendados textos para o "O lugar escrito", o blog  que deverá tomar um novo ritmo, dando conta das discussões e ações do Fórum, bem como convidando outras pessoas a colaborarem com notícias e reflexões.

 
Assinaram a lista de presença:
Dalila Teles Veras
Marcelo Dino Fraccaro
Julio Mendonça
Simone Massenzi Savordelli
Neusa Borges
Valdecirio Teles Veras
Antonio Possidonio Sampaio
Ditinho da Congada
Antonio Correa Neto
Solange Borelli
Hélio Gonçalves Costa
Vital Coraggio
Mireille Lerner
Luzia Teles Veras
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.