quinta-feira, 9 de maio de 2013

Festa de Ogum

*Dani Moreno
O Brasil de muitas cores, ritmos e sabores é fruto da influência da cultura negra, cuja grandeza resistiu ao tempo e às dores e hoje está enraizada em nossa forma de viver. E assim sendo, não há como haver distinção, pois nos tornamos um único povo. Muitos não se dão conta dessa rica influência e professam ideias contrárias, fazendo surgir a urgente necessidade de pontuar e trazer à luz a beleza da raiz Afro formadora do povo Brasileiro. A IV Festa de Ogum de SBCampo, com seu enfoque cultural, tem como objetivo lembrar a população que a cultura afrodescendente está presente em nosso dia a dia na musica, na culinária, na vestimenta, na fé. As apresentações artísticas que a festa trará, como a congada, a capoeira, o maculele, o maracatu, o samba, a dança, dentre outros, mostrará de onde vêm os ritmos e danças Brasileiras. A Feira Afro que acontece no mesmo local e simultâneo ao evento, nos lembrará de onde vêm as roupas, objetos de decoração e comidas típicas, presentes nas mesas brasileiras. O respeito e amor à Terra, aos animais e aos elementos de constituição de nosso planeta, e a preocupação com a preservação dos recursos naturais, largamente difundido e compartilhado por todos, é a base da religião africana, que será elucidada na IV Festa de Ogum, através da representação dos mitos yorubanos.

Preservando e exaltando a cultura afro, a IV Festa de Ogum de SBCampo desempenha papel fundamental na constante luta contra o preconceito e discriminação, nos lembrando que a identidade Brasileira é branca, negra, amarela, indígena, não havendo como pontuar onde um povo começa e onde o outro termina.
A Festa de Ogum de SBcampo, que está em sua 4ª.edição tem como idealizadora e organizadora a respeitada presidente da AFECAB Iyalorixa Maria Emilia Campi, representante dos povos de terreiro (Umbanda e Candomblé) e referência internacional por sua participação na luta contra o preconceito, o racismo, a liberdade religiosa e a inclusão social, a anos praticando, lutando e promovendo a preservação da cultura afro-brasileira.


A IV Festa de Ogum de SBCampo, realizar-se-á no dia 19/maio/2013 a partir das 11:00hs. No Ginásio do Baetão sito à Avenida Armando Italo Setti, 901 – Baeta Neves – SBCampo – SP
Participem desse evento e façam uma viagem histórica e cultural nas raízes afro-brasileiras. ENTRADA FRANCA.
* Dani Moreno (Bacharel em Ciências Jurídicas – Consultora Jurídica da AFECAB)

8 comentários:

  1. É uma festa muito importante, pois as religiões de matrizes africanas ainda (infelizmente!)são bastante discriminadas na sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS !
    POR MAIS ESTE CANAL DE COMUNICAÇÕES.
    ONDE ESTAREMOS EM CONTATO COM A SOCIEDADE BRASILEIRA A FIM DE MOSTRAR O QUE HÁ DE MELHOR NOS CULTOS AFRO-DESCENDENTES NO BRASIL.

    NESTA DATA VAMOS PRESTIGIAR TODAS AS COMEMORAÇÕES A OGUN NO GINASIO DO BAETÃO- 19-05-2013

    "KA RIBA TI SÉ ESU,OGUN ATI BABA ORUNMILA!

    BABA IFAJÈMI ARÁILÉ AJAGAJIGÍ
    ASÉ DO RIO ACIMA

    ResponderExcluir
  3. Nossa que maravilha! Eu vou. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. O brasileiro é o encontro das raças, das crenças, das culturas. Somos, portanto, fruto de união! E nunca de segregação. Nossa natureza agrega, acolhe, não deve diferenciar. Ao contrário, deve promover o entendimento de que a soma de nossas diferenças nos torna mais ricos, completos.
    Que a IV festa de Ogum de São Bernardo mais uma vez evidencie a beleza dos cultos e tradições afro, expandindo o senso comum para um esclarecimento social que naturalmente nos eduque e nos conduza à paz e ao crescimento.
    Que Ogum nos mostre o caminho!
    Parabéns a todos os organizadores!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post, equipe brigadeiro porto alegre, Atelier Là Piu Bella Donna.

    ResponderExcluir
  6. Muito proveitoso, adoramos!
    obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.