quinta-feira, 10 de maio de 2012

Eles merecem os louros


Simone Massenzi Savordelli

     Mais uma vez dou meus aplausos a eles que viveram tanto, tudo, tão intensamente e que com tanta simplicidade e com tanta polidez nos contam suas histórias.

     Desta vez a homenagem pelos 80 anos de vida foi para Alexandre Takara, na livraria Alpharrabio, no último dia 18 de abril.
      Inicio pelo fim para tentar expressar a admiração que eles merecem.
     Nas palavras do homenageado: “com 80 anos, mas um garotão”. Palavras ditas entre um olhar brilhante de menino entusiasmado com a presença de pessoas queridas e um sorriso travesso do “ainda garotão”.
     A percepção da vida depende do sentimento e dos valores a ela atribuídos e agregados no curso de uma existência digna, com muita luta e de muita superação.
     Mais uma vez diante de pessoas que tudo viram; que tudo viveram; que fizeram parte e participaram de momentos históricos e contextos sociais que jamais voltarão e por seus olhares nos transmitem com maestria suas experiências, sinto o valor de poder ouvi-los.
     São pessoas que fazem a “mais negra miséria” parecer uma fantasia, parecer apenas um gancho para a vitória e para a conquista.
      A conquista intelectual de uma criança que até os oito anos de idade não conheceu a língua portuguesa e que com o passar dos anos se dedicou a uma vida de superação que a fez um adulto de trajetória intelectual impecável.
     Nós temos o privilégio muito grande de nos apropriarmos das experiências destas pessoas que tão grandiosamente nos ensinam, nos contam suas histórias e nos sorriem com alegria.
      Essa também é uma forma de preservação da memória. O contar as histórias da vida permite a continuidade dela mesma, a evolução social, o aprendizado e o aproveitamento por parte daqueles que estão atentos e que se encantam com a oportunidade.
      O passar dos anos faz o futuro ficar mais acessível e mais fácil para nós que chegamos depois e jamais iremos superar tantas transformações sociais.
     Estes seres que chegaram até a nossa época com tanta disposição e com uma vida produtiva, de qualidade, e ainda na ativa nos mostram o quão importante é a capacidade de aceitação, de adaptação e de criatividade para prosseguir.
     Os momentos histórico-sociais contados por pessoas que os vivenciaram se tornam de maior valor e mais tangíveis. Tornam-se reais. Tornam-se parte de nossas vidas pela sua proximidade.
     Eles merecem os louros por terem sido verdadeiros guerreiros dentro de muitas batalhas silenciosas e que são transmitidas com tanta leveza que até parece que nunca houve tristeza ou sofrimento.
     E essa é a grande lição: fazer de tudo um bom momento para aprender e transmitir a realidade de forma que seja positiva e proveitosa para, assim, as futuras gerações manter a memória da história da vida cotidiana e social e nela galgar degraus de evolução social e intelectual.
     É impossível conter a admiração e é impossível deixar de me apropriar destes ensinamentos de vida para pensar em fazer adiante com o vigor de um garotão, passe o tempo que passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.