terça-feira, 17 de abril de 2012

Notícia da reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais no dia 26.03.2012

 
Da pauta da reunião mensal do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC realizada no dia 31 de março último, na Livraria Alpharrabio, em Santo André, constaram os seguintes assuntos:

1) Relato, por Simone Zárate e Dalila Teles Veras, sobre a participação na primeira reunião do ano do GT Cultura junto ao Consórcio:

Após recebermos no ano passado por parte dos atuais dirigentes do Consórcio intermunicipal do ABC, sinalização para que a sociedade civil voltasse a participar do GT Cultura daquela entidade, solicitamos à coordenadora do GT, Ana Paula Bernardes que, por sua vez, consultou os demais integrantes, a inclusão de representantes do Fórum Permanente de Debates Culturais na reunião de março (a primeira do ano), tendo a coordenadora nos comunicado que "por votação da maioria dos municípios que compõem o GT de Cultura, a presença da Sociedade é bem vinda em nossas reuniões mensais."

Recebemos nova mensagem que especificava as normas para a nossa participação(sic):

"Discutimos a presença da Sociedade Civil em nossa reunião e ficou da seguinte forma:
- a sociedade civil participará: “reunião sim, reunião não” referente as reuniões mensais ordinárias, ou seja, de dois em dois meses;
- nas reuniões em que a sociedade civil estiver participando, será cedido um prazo de 30 minutos para exposição de idéias, propostas, sugestões e críticas, após explanação por parte da Sociedade Civil, o GT de Cultura continuará a reunião sem a presença da Sociedade Civil para deliberações.
- Estamos com a listagem de integrantes da Sociedade Civil, solicitamos que duas semanas anteriores as reuniões, na qual, a sociedade civil participará, aguardaremos o envio dos nomes de 2 (dois) representantes que irão participar da reunião e a pauta que será abordada para que o Consórcio possa elaborar o Convite já mencionando as pautas que serão deliberadas em reunião.
Nos reunimos sempre na primeira semana de cada mês, quase sempre às quartas-feiras, determinamos que a 1ª reunião de 2012, ocorrerá em 08/02/12(devido ao Carnaval, ela poderá ser cancelada); Caso seja agendada alguma reunião em janeiro terá caráter extraordinário, devido nossas negociações com o Governo para viabilização da 1ª Virada Cultural Regional.
Sendo assim, se a 1ª reunião Ordinária realmente ocorrer em fevereiro, na 1ª semana de março já teremos nossa 1ª reunião com a presença da Sociedade Civil. As demais entidades que vierem procurar os integrantes do Consórcio para solicitar participação, iremos encaminhar para que procurem vocês e assim vcs possam organizar a presença da sociedade civil nas futuras reuniões.
Faremos nos próximos dias uma campanha individual de cada município para divulgar entre os artistas da cidade as inscrições para a Virada de 2012. No Grande ABC ela acontecerá de forma simultânea entre os 7 municípios e gostaríamos muito de contratar artistas de nossa região para cada tema que será abordado pelos municípios.
Faltam alguns detalhes, mas é quase 99% de chance de em 2012 a Virada Paulista acontecerá em um formato inédito regional.
Contamos com vcs para divulgação entre os artistas da região.
Desde já agradecemos, nos colocamos a disposição para qq esclarecimento.

Como o Fórum de há muito discute e tem se posicionado contra as políticas culturais calcadas puramente em "eventos", que não mudam fundamentalmente nada, ato contínuo, indicamos, em reunião, os representes do Fórum Permanente de Debates Culturais junto ao GT Cultura, Simone Zárate; Marcelo Dino Fraccaro; Simone Massenzi; Benedito da Silva Lemes (Ditinho da Congada), Júlio Mendonça e Dalila Teles Veras e, a seguir, enviamos a nossa pauta para a primeira reunião do GT ocorrida em março, ou seja, questionamento dos representantes do 7 municípios sobre a atual situação do Sistema Nacional de Cultura e Plano Nacional de Cultura.
Os representantes do Rio Grande da Serra e Mauá declararam que não possuem Secretaria de Cultura independente e isso é um impedimento para a adesão. O representante de Santo André confessou desconhecer o assunto; os representantes de Diadema e São Caetano estão em processo de adesão. São Bernardo e Ribeirão Pires não enviaram nenhum representante. Encaminhamento: Realizar um seminário, no mês de junho, de caráter didático para esclarecimento das etapas necessárias para adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

Ainda sobre nossa representatividade junto a Instituições, também foi comunicado aos presentes sobre a eleição do Conselho Consultivo na instância Metropolitana, que está sendo criado, para o qual foi indicado um membro do Fórum, Marcelo Dino Fraccaro que, ausentado da região por motivos de trabalho, justificou a ausência à reunião.

Os presentes também manifestam sua preocupação em relação à atual falta de continuidade adequada no MINC em iniciativas ousadas do Governo Lula, como o SNC, motivo pelo qual se empenharão nesse debate junto ao Consórcio Intermunicipal do ABC.

2) O segundo item da reunião foi no sentido de levantar formas e discutir parcerias para Discussão do programa Cultural dos Candidatos às Prefeituras; Uma das possibilidades levantadas seria a parceria com instituições superiores de ensino.  O Fórum compromete-se a buscar grupos na comunidade que estejam preocupados

3) O terceiro momento da reunião foi dedicado à fala de Leonardo Campos, candidato à vereança de Santo André, que previamente solicitou permissão, tendo sido acatada. Campos comunicou que o foto de sua candidatura será: a economia solidária, a cultura; a educação e Juventude. Trouxe um documento com propostas do Grupo EPOLCAM para a Cultura em Santo André que foi discutidos com os presentes..

a partir desta visita do Sr. Leonardo Campos, o Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC abrirá espaço em suas reuniões mensais para receber candidados às eleições municipais deste ano que desejem trazer propostas para serem discutidas, desde que previamente agendadas.
Assinaram a lista de presença: Dalila Teles Veras, Simone Massenzi Savordelli, Ditinho da Congada, Valdecirio Teles Veras, Simone Zárate, Neusa Borges, José Milton dos Santos, Hildebrando Pafundi, Leonardo J. D. Campos, George Franklin Figueiredo, Jerônimo de Almeida Neto, Emerson Honorato de Oliveira, Júlio Cesar Mendonça, Denis Pinto, Antonio Possidonio Sampaio, Celso Horta, Josefa Barranova, Luzia Teles Veras, Neri Silva Silvestre.

Redigiu e assina esta ata, Dalila Teles Veras, coordenadora do Fórum Permanente de Debates Culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.