domingo, 8 de janeiro de 2012

A propósito dos 21 anos do Consórcio Intermunicipal do ABC - I

Consórcio Intermunicipal comemora 21
anos e presta homenagem a Celso Daniel

Hildebrando Pafundi

     Neste quase final do ano 2011, no dia 19-12, o Consórcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduateí e Billings, mais conhecido como Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que congrega as sete prefeituras da Região, comemorou 21 anos de fundação, prestando homenagem ao seu idealizador e um dos fundadores, Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André, com a inauguração do Centro de Memória e Documentação, no subsolo da sede própria, na Avenida Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André. O espaço abriga a história do Consórcio ABC, parte da memória das cidades da Região e o acervo pessoal do ex-prefeito: 750 livros, além de artigos e esboços.
     A solenidade de comemoração ocorreu no andar térreo do prédio, com a participação do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, do presidente da entidade e prefeito de Diadema, Mário Reali, deputados federais e estaduais, outros prefeitos do ABC, vereadores, diversos secretários municipais, representantes da sociedade civil e demais personalidades, onde ocorreu também a posse de um membro titular e um suplente de diversas entidades da sociedade civil, que poderão participar das reuniões deliberativas do Consórcio, que a partir do ano 2010, passou a fazer parte dos Consócios Públicos de Governo.
      O prefeito Mário Reali fez a abertura contando um pouco da historia do Consórcio, fundado em 19 de dezembro de 1990, na Câmara Municipal de Santo André, tendo Celso Daniel como primeiro presidente, eleito no ano seguinte e reeleito em 1992. O estatuto do Consócio ressalta que a eleição ocorre uma vez por ano entre os sete prefeitos, sendo eleito um presidente e um vice, a cada ano, com direito a uma reeleição. Em 1993 foi eleito o então prefeito de Ribeirão Pires na época, Valdirio Prisco, também reeleito no ano seguinte. O ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Walter Demarcchi, foi eleito em 1995, e assim foram se sucedendo as eleições de prefeitos, com poucas reeleições.
     O ministro Gilberto Carvalho, lembrou que sua “história tem grande influência do Celso e toda sua experiência de gestão, de governo começou em Santo André”. Mais adiante, frisou: “Na minha vida, Santo André e o Celso teem um espaço muito especial. A forma como ele nos deixou também doeu muito”. O ministro Gilberto era um dos quadros petistas mais próximos de Celso Daniel, ocupando o cargo de Secretário de Governo. O ex-prefeito foi assassinado em 2002.
     Após essa solenidade, Mário Reali informou que o Centro de Memória seria inaugurado no subsolo com a presença do ministro Gilberto Carvalho, demais personalidades e repórteres fotográficos. A antiga namorado de Celso Daniel na época da sua morte, Ivone Santana, acentuou que é a primeira vez que os arquivos pessoais do ex-prefeito são divulgados ao público e entende que é o momento de começar a organizar a sua memória. Todo o acervo estava depositado na Escola de Governo, também idealizada por Celso Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.