sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Fundação das Artes Milton Andrade - - Uma campanha



No dia 8 de dezembro último, o Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC protocolou ofício dirigido ao Sr. José Auricchio Júnior, Prefeito de São Caetano do Sul (vide reprodução abaixo), no qual é solicita uma resposta ao ofício que lhe foi encaminhado há dois anos, assinado por um grupo de artistas e intelectuais, no qual foi sugerido que A Fundação das Artes recebesse o nome de Milton Andrade, falecido em 01.12.2009.

No Dia 10 de dezembro, durante a cerimônia pública de lançamento do livro "Escola de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul - 1969-1982" (Alpharrabio edições, 2011), realizada no próprio prédio da Fundação das Artes, o autor José Armando Pereira da Silva formalizou a doação à Fundação Pró-Memória de São Caetano dos documentos utilizados na pesquisa para a elaboração do livro. Esses documentos pertenciam ao espólio de Milton Andrade e a doação foi autorizada pela família. Na ocasião, usamos da palavra para comunicar e pedir apoio dos presentes a essa reivindicação. (veja notícia no blog da livraria Alpharrabio: Aqui). Ainda que as manifestações tenham sido favoráveis e muitos tenham se comprometido a intermediar o assunto junto ao senhor Prefeito, até o momento, não recebemos resposta.

Com o intuito de iniciarmos uma campanha rumo à Fundação das Artes Milton Andrade, pedimos a colaboração de todos no sentido de nos ajudarem a divulgar este ofício através dos meios disponíveis (facebook, e-mail, boca-a-boca, enfim...) e exigirmos uma resposta oficial. (dtv)

---------------------------------------------------

Santo André, 8 de dezembro de 2011                                                                  

Exmo. Sr. José Auricchio Júnior
D.D. Prefeito de São Caetano do Sul



Em nome do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, venho à vossa  presença encaminhar uma reivindicação aprovada em nossa reunião do dia 26 de novembro último, ou seja, solicitar uma resposta ao ofício encaminhado a Vossa Senhoria no dia 02.12.2009, assinado por um grupo de artistas e intelectuais, no qual foi sugerido que A Fundação das Artes recebesse o nome de Milton Andrade, falecido no dia 01.12.2009.

Lembramos que essa sugestão foi largamente divulgada pela mídia local, sendo que em matéria sob o título "Justa homenagem" publicada no Diário do Grande ABC em 11.04.2010, Vossa Senhoria, indagado pelo repórter Nelson Albuquerque, declarou que "A Fundação das Artes deverá receber o nome de Milton Andrade na reinauguração prevista para o fim do ano", o que muito animou todos aqueles que reconhecem na figura de Milton Andrade uma referência no mundo da Cultura,  não só em São Caetano do Sul, onde fundou e dirigiu por 16 anos a Fundação das Artes e muito contribuiu inclusive com a formulação de políticas públicas da cultura e movimentos culturais, mas em todas as outras cidades da região, projetando-se, inclusive, como artista nacional.

Decorridos dois anos, muito apreciaríamos receber informações sobre o andamento do processo, certos de contar com sua sensibilidade e de que a Fundação das Artes ganhe em breve o novo nome, ou seja, Fundação das Artes Milton Andrade.

O Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC foi criado em 2007 com o objetivo de criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural integrada na região do ABC. Trata-se de um grupo independente, sem constituição jurídica, que vem discutindo, entre muitas questões, estratégias de atuação regional, incluindo a organização da comunidade cultural, o estabelecimento de canais de comunicação, e o reconhecimento da cultura como centralidade e valor inalienável da formação humana.

Desde a sua fundação, o Fórum realiza reuniões mensais na Livraria Alpharrabio (toda a última segunda-feira do mês) e reúne produtores culturais, professores, artistas, ex-secretários de cultura, agentes culturais, estudantes e interessados de varias áreas.

Aguardo a deferência de uma resposta, enviando nossos respeitosos cumprimentos



Dalila Teles Veras
Coordenador do Fórum Permanente de Debates Culturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.