sexta-feira, 20 de maio de 2011

K INDICA*

Tarso de Melo é poeta, autor, entre outros, de
Exames de rotina (Editora da Casa, 2008).
Doutor e mestre em Filosofia do Direito pela USP,
é advogado e professor da FACAMP.


          Começo por um livro de 2009 (afinal, nem o K nem esta coluna se deixam levar pela velocidade obcecante dos lançamentos, ainda que as notas sejam velozes...), de autoria da argentina Beatriz Sarlo. Trata-se de La ciudad vista: mercancias y cultura urbana (Siglo Veintiuno, 2009), em que a ensaísta persegue pessoalmente as mutações da vida urbana em Buenos Aires, fotografando pessoas, lugares, coisas em que pudesse flagrar as versões da cidade real sob as cidades imaginadas. A autora, munida apenas de caderneta e câmera digital, circulou pelos bairros mais diferentes e dedicou-se a ver e ouvir a dinâmica de sua cidade, depois costurada com crítica cultural e literatura. O resultado é delicioso, tanto pelo que revela sobre a cidade (e o leitor perceberá que, sob o retrato da cidade argentina, várias outras estão potencialmente retratadas), como pelo que indica à literatura. Todas as cidades deveriam receber igual atenção.

          Aqui, olhando para 2010, chamam atenção dois livros de poetas no exercício da função de críticos. Ou teóricos. Nos melhores casos, livros assim servem para ler a literatura a partir do local privilegiado que é a reflexão feita por escritores sobre livros – seus e alheios. Nos piores, a experiência do escritor-leitor, que poderia alimentar de tensão a atividade crítica, é sufocada sob uma determinada opção teórica. Temos aqui, decerto, o melhor: poetas que leem-criticam com as ferramentas afiadas na criação e enfrentam também criticamente as lutas com que os poemas se deparam.

         O primeiro deles é Júlio Castañon Guimarães, que reuniu alguns de seus preciosos ensaios, publicados em diversos espaços nos últimos 15 anos, no volume Entre reescritas e esboços (Topbooks, 2010). Castañon, cuja poesia pode ser lida na reunião lançada na coleção Ás de Colete, Poemas (Cosacnaify/7Letras, 2006), e no recente Do que ainda (Contracapa, 2009), aborda algumas das grandes linhas que cruzam a produção poética contemporânea, como a relação da escrita com a visualidade e com a oralidade, estendendo a reflexão sobre tais questões desde Mallarmé a Sebastião Uchoa Leite e Leminski, num percurso que inclui Francis Ponge, Murilo Mendes, João Cabral e Augusto de Campos. Se cada um dos ensaios de Castañon já merecia destaque separadamente, a edição em conjunto é capaz de atribuir aos textos a feição de uma poética – da criação e da leitura de poesia – descoberta entre versos, sons, imagens, cartas, manuscritos, saltando sobre seus próprios elementos.

         O segundo, Marcos Siscar, que no ano passado lançou os poemas do riquíssimo volume Interior Via Satélite (Ateliê, 2010), reuniu também uma série de “ensaios sobre a ‘crise da poesia’ como topos da modernidade”, sob o título Poesia e crise (Ed. Unicamp, 2010). Siscar persegue, com rara habilidade, o “discurso da crise” desde os primeiros poetas que o revelaram (Baudelaire, em especial) até as suas mais recentes formulações, demonstrando como a relação entre poesia e realidade, se tem sido apreendida ora como “adesão”, ora como “abstenção”, é antes de tudo uma relação em crise – desconhecer tal característica é não perceber que a poesia possibilita ler a crise criticamente. Nas palavras de Siscar, “a poesia nomeia o desajuste sem fugir de suas contradições, ao contrário, fazendo dessas contradições ao mesmo tempo o elemento no qual se realiza e no qual naufraga qualquer nomeação”.

De quebra, registro ainda que Marcos Siscar traduziu, com a também poeta Paula Glenadel, um livro recente de Michel Deguy, Reabertura após obras (Ed. Unicamp, 2010). Espécie de “manifesto pela poesia”, pesado e profundo como é pesada e profunda a experiência do poeta Deguy, para ser lido como um longo ensaio-poema. Ou talvez não convenha ou importe classificá-lo, afinal, Deguy defende que “O poeta contemporâneo apresenta-se de bom grado como teórico da poesia. Ele gosta de girar dentro do (e junto com o) círculo que encadeia o pensamento-da-poética e a poética-do-pensamento”. Como poesia ou como ensaio, vale muito a pena ler.

Já em 2011, a boa nova para o leitor de poesia até aqui é o novo livro de Hélio Neri, Palavra insubordinada (Alpharrabio, 2011). A esta altura de um amontoado de “dicas de leitura” – tendo em mente os passeios pela cidade com Beatriz Sarlo, as leituras precisas de Júlio Castañon Guimarães, a noção de crise e seu papel na poesia desvendado por Marcos Siscar ou mesmo a “defesa” da poesia feita por Deguy –, tenho a impressão de que começo a descobrir porque o livro de Hélio Neri me chamou tanta atenção. Sem ou com exagero, não importa, seu livro revela aspectos dessas questões a partir de dentro, pois a relação entre poesia e realidade e a busca de “soluções” poéticas para os conflitos daí advindos são constantes da poesia de Neri. Não como simples “tema”, mas pela incapacidade de impedir que, em sua linguagem, fiquem escancaradas as contradições em meio às quais o poeta persistentemente escreve.

Escrevi, certa vez, que Hélio Neri trabalha com a mesma matéria-prima dos rappers, mas não escreve nada parecido com rap. Ainda creio nisso. Nos pequenos livros que lançou, sempre em edições pequenas e precisamente adequadas às guerrilhas a que sua poesia está condenada, Hélio Neri sempre faz a poesia se levantar de onde menos se espera. Não poderia haver título melhor para seu livro.


* Publicado originalmente no jornal literário K

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.