quinta-feira, 10 de março de 2011

Segunda de Carnaval

Carlos Lotto

Numa tarde fria e nublada de segunda-feira de carnaval onde encontrar um prefeito do ABC (por acaso também “Presidente” do Consorcio Intermunicipal), uma agente cultural de S.Bernardo e o diretor do teatro do oprimido de S. André, entre outras 200 pessoas?
No Cinesesc da Rua Augusta, em S. Paulo, assistindo a um filme coreano onde uma elegante empregada domestica de 65 anos, em meio ao turbilhão de surpresas terríveis em que é envolvida, inscreve-se num curso de poesia no centro cultural de sua cidade.
Para artistas, agentes culturais, educadores, filmes de arte não são um programa inusitado, mas será que alguém pode imaginar os Prefeitos Aidan, Luis Marinho ou Clovis Volpi em tal situação? Será preconceito meu ou mesmo os políticos sensíveis costumam passar longe do circuito das artes? O encontro com o Prefeito Mario Reali de Diadema me deixou agradavelmente surpreso.
Afinal o que filmes de arte tem a ver com política, ou especificamente com a nossa política regional?
Talvez o Prefeito Mario Reali possa nos responder; e é esta a discussão que me interessa como cidadão, educador, artista e produtor cultural. Talvez através do Prefeito Mario Reali, atual Presidente do Consorcio Intermunicipal, o GT de Cultura tenha uma escuta menos burocrática, superficial e exclusiva.
E para quem gosta de respostas: o que uma domestica coreana tem a ver com a realidade do ABC? Assistam ao filme “Poesia”. A atriz é sensacional, e o personagem uma bela homenagem às mulheres, como o Prefeito Reali pode apreciar.

Santo André, 8 de março de 2011


Leia também comentário sobre o filme Poesia no blog À Janela dos Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.