segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Memória da reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais, realizada na Livraria Alpharrabio em 31.01.2011



Na primeira reunião do ano, os seguintes assuntos foram discutidos:

- 1) Foi lido o ofício do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, recebido em resposta ao ofício que o Fórum havia enviado em atenção da Sra. Eliana Bernardo, Diretora Executiva daquela instituição,  no final do ano passado (23.12.10), questionando sobre a continuidade da participação da sociedade civil. Especificamente, questionava-se sobre a participação junto ao NE Cultura, reativado em 2008, a partir de reivindicação do Fórum de Debates Culturais do Grande ABC.O teor do ofício resposta, assinado pelo sr. Claudio Deberaldine, Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, é evasivo e limita-se a citar o artigo do Estatuto do Consórcio que regulamenta a formação do Conselho Consultivo daquela Instituição. O ofício finaliza com o seguinte parágrafo, que sinaliza para que "aguardemos" a "re-composição" da Câmara Regional para que, através dela, e só através dela, possamos participar enquanto sociedade civil organizada:
"Informamos que a Câmara Regional ABC, composta pelo Executivo, Legislativo, e Sociedade Civil Organizada, esta prevista sua composição (sic) e reativação para o ano de 2011, após a posse dos Deputados Estaduais". 
Dessa forma, entendeu-se que o ofício não responde, em absoluto, àquilo que foi questionado no nosso ofício, ou seja, a nossa participação junto ao NE Cultura. As inúmeras demandas da sociedade transformadas em projetos encaminhadas pelo Fórum via NE Cultura, após a saída dos representantes da sociedade civil do NE, não tiveram solução de cotinuidade. 
Por unanimidade, foi decidido aguardar a eleição do novo Presidente do Consórcio, bem como a nomeação do novo Diretor Executivo, para que voltamos a tentar reabrir o diálogo interrompido.

-2) A questão dos chamados Pontos de Cultura foi levantada por alguns dos presentes, como tema a requerer mais debate, em vista de notícias que nos chegam a respeito. Foi sugerido e acatado por unanimidade que o Sr. Célio Torino seja convidado para a próxima reunião do Fórum, para esclarecer questões pertinentes ao assunto.

-3) A vinda da Universidade Federal para a região (Santo André, Mauá e Diadema) abre possibilidades de abrir os debates culturais e um diálogo mais aprofundado entre sociedade x academia. Serão contatos professores e pró-reitores com essa finalidade.

-4) Assuntos gerais relacionados ao andamento do blog O lugar escrito,  parcerias futuras e convites aos representantes dos Conselhos de Cultura estabelecidas das cidades do ABC para que participem mais do Fórum, no sentido de levantar debates e demandas para políticas públicas da cultura, também foram abordados.

Assinaram a lista de presença, Simone Massenzi Savordeli, Neusa Borges, Hildebrando Pafundi, Antonio Possidonio Sampaio, Valdecirio Teles Veras, Marcelo Dino Fraccaro, Silvia Helena Passareli, Luzia Teles Veras, Valter Carriel, Jason Martins e Dalila Teles Veras que secretariou a reunião e assina estas notas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.