quinta-feira, 17 de setembro de 2015

13º Congresso de História do Grande ABC



13º Congresso de História do Grande ABC
Ribeirão Pires
Data: 25 a 27 de setembro de 2015
Tema: História, diversidade e identidade - o que nos une?


23/09: QUARTA-FEIRA

Local: Faculdades Integradas de Ribeirão Pires - FIRP/Uniesp
Av. Cel. Oliveira Lima, 3.345 - Pq. Aliança - Ribeirão Pires, SP

ATIVIDADE PERMANENTE: 

- Venda de livros autorais e editados por Hildebrando Pafundi

- Exposição do acervo da Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires
- Exposição do acervo iconográfico do Museu Histórico Municipal Família Pires / Centro de -  Documentação Histórica (CDH)
- 18h - CREDENCIAMENTO


19h - CERIMÔNIA SOLENE

Execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino de Ribeirão Pires
Músico Convidado: Robson Miguel
Discurso de abertura: Marcílio Duarte (Presidente da Comissão Organizadora)
Mesa Solene: Paulo Ansaldi (FIRP/Uniesp), Luís Paulo Bresciani (Consórcio Intermunicipal Grande ABC), Cassiano Filho (Secretário de Cultura e Turismo) e Saulo Benevides (Prefeito).

Entrega do título de Ordem do Mérito Cultural aos idealizadores do evento pelo Jubileu de Prata - 25 Anos do Congresso de História


20h - OS CONGRESSOS DE HISTÓRIA DO GRANDE ABC E AS TAREFAS DA POESIA

Realizado desde 1990 por uma iniciativa do Prof. José de Souza Martins , o Congresso de História do Grande ABC é um marco quando se trata de história regional e sua iniciativa é pioneira. Até então, as cidades – que se desmembraram umas das outras – discutiam isoladamente sua própria história, quando o faziam. O surgimento do Congresso de História e a sua realização por 25 anos ininterruptos ajudou a articular as sete cidades em torno do assunto e promoveu discussões importantíssimas sobre a região do Grande ABC, algumas até antológicas. Pode-se dizer, seguramente, que o Congresso ajudou os municípios a delinearem políticas públicas e a observarem melhor as suas práticas de preservação do patrimônio, por se constituir uma instância do exercício da cidadania e por assumir o papel – histórico – de incentivar a pesquisa e a reflexão no campo da história.

Palestrante: Dalila Teles Veras


24/09: QUINTA-FEIRA

Local: Faculdades Integradas de Ribeirão Pires - FIRP/Uniesp
Av. Cel. Oliveira Lima, 3.345
Pq. Aliança - Ribeirão Pires, SP

9h - CAFÉ DA MANHÃ
Local: Auditório


9h30 -  HISTORIOGRAFIA DO GRANDE ABC

Esta mesa homenageia Wanderley dos Santos a quem devemos várias publicações sobre os antecedentes históricos das cidades do ABC, baseadas em inestimáveis fontes primárias.  Pretende apresentar diferentes recortes sobre a produção histórica no Grande ABC paulista, quem escreveu sobre a história de nossas cidades, quais suas fontes, seus temas, seus objetivos, enfim como tem sido feita a "escrita da história" em nossa região..

Mediação: Maria de Lourdes Ferreira
Convidados: Paula Fiorotti, Cristina Toledo de Carvalho, Jorge Henrique Scopel Jacobine e Lenir Viscovini


11h - MEMÓRIA 2.0: INTERNET, REDES SOCIAIS E MEMÓRIA REGIONAL

Muitas vezes tomadas como sinônimo de futilidade e perda de tempo, as redes sociais têm tido também um importante papel: a de agregar pessoas com afinidades diversas, como socialização de informações e preservação da memória. A expansão do Facebook tem aproximado pessoas que tem interesses no maior conhecimento da história de suas cidades e tem sido responsável por um intercâmbio de conhecimentos com uma velocidade inédita na história. Essa mesa pretende discutir essas experiências no que tange ao ABC e à cidade de São Paulo.

Mediação: Renato Alencar Dotta
Convidados: Felipe Alexandre Herculano, Alex Martins,  Marília Tiveron e Martin Jayo

12h30 - ALMOÇO
Local: Átrio da Universidade


14h - HISTÓRIA DO USO DA ÁGUA NA REGIÃO DO GRANDE ABC

A região do Grande ABC enfrenta desafios ambientais por estar cravada em uma região metropolitana fortemente adensada e ocupada de forma desordenada. As cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo são banhadas pelas águas da Represa Billings, um imenso reservatório idealizado nas décadas de 1930 a 40, mas hoje, aos 90 anos, o principal desafio é a sua recuperação e total despoluição. A mesa discutirá o uso da água nos sete municípios ao longo da história – Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra como área de proteção aos mananciais –os desafios da Billings, que tem sofrido por anos com esgotos domésticos, industriais e metais pesados e o agravamento da crise da água em São Paulo.

Mediação: Carlos Eduardo Gomes da Rocha
Convidados: Marta Marcondes e Dr. Rogério Iorio.


15h30 - CAFÉ DA TARDE E LANÇAMENTO DE LIVRO

Local: Auditório
Lançamento do livro: Migrantes Amparados: a atuação da Sociedade Beneficente Brasil Unido junto a Nordestinos em São Caetano do Sul (1950-1965), de Cristina Toledo de Carvalho.


COMUNICAÇÕES:

16h - O negro e os meios legais de sua inserção na sociedade em Ribeirão Pires
Cláudia Ferreira de Souza

16h15 - Praça Lauro Gomes
Manuel Filho

16h30 - Governos e marcas de gestão: uma breve análise sobre seus significados simbólicos
Marcio Marques

16h45 - História de Ribeirão Pires em fotos
Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires


18h - CAFÉ CULTURAL
Grupo Orbe
Kiko Capozzi (Viola Caipira) e Emerson Ribeiro

Idealizado em 2002 por Marcelo Capozzi,músico,pesquisador e luthier,o Grupo Orbe surge com a proposta de interpretar peças musicais de tradição oral do Brasil,amalgamadas à peças musicais da Europa medieval e renascentista. O instrumentário utilizado pelo Grupo Orbe é feito artesanalmente,oriundos da pesquisa sobre instrumentos musicais tradicionais do Brasil, como a viola caipira ou sertaneja, a viola de cocho(pantaneira), a rabeca de cabaça, a rabeca de madeira, flautas de bambu e rabeca de bambu. As peças musicais interpretadas pelo Grupo Orbe são na sua maioria , musicas coletadas na missão de pesquisas folclóricas de Mário de Andrade feita na década de 1930, período em que foi diretor do departamento de cultura da Prefeitura de São Paulo. A missão visava recolher material artístico e musical, em rincões do Brasil que ainda não haviam sido tocadas pelas mãos da industrialização.


19h - DIVERSIDADE E IDENTIDADE CULTURAL I – A QUESTÃO ÉTNICA NA HISTÓRIA DO GRANDE ABC

De acordo com a Unesco, a diversidade cultural representa um patrimônio comum e a maior oportunidade diante da humanidade, uma promessa de renovação e dinamismo, força motriz de inovação e desenvolvimento. De que forma a diversidade contribuiu para o ABC Paulista se tornar a região que é hoje? Qual o papel das diferentes etnias no seu desenvolvimento? É justamente isso o que essa mesa se propõe a discutir: a contribuição dos índios e negros na formação do Grande ABC.

Mediação: Marcílio Duarte
Convidados: Elza da Silva Carlos, Cacique Tukumbó Dyeguaká Robson Miguel, Julio Abe Wakahara e Prof. Dr. José Vicente


25/09: SEXTA-FEIRA

Local: Faculdades Integradas de Ribeirão Pires - FIRP/Uniesp
Av. Cel. Oliveira Lima, 3.345
Pq. Aliança - Ribeirão Pires, SP

9h - CAFÉ DA MANHà
Local: Auditório

9h30 -  MEMÓRIA E COLECIONISMO - A IMPORTÂNCIA DAS COLEÇÕES PARTICULARES NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA

No mundo inteiro, pessoas colecionam objetos, assessórios, armas, bonecas, brinquedos, discos, revistas e jornais, além de diversos outros tipos de objeto. Seria o colecionismo uma forma de preservar a memória ou simplesmente a prática de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor itens organizados por categoria? Por que colecionar? Esta mesa discutirá a importância do colecionismo e a preservação da memória sob a perspectiva histórica do Grande ABC.

Mediação:  Prof. João Paulo Oliveira
Convidados:  Octavio David Filho, Prof.ª Silvana Lampi, Luiz Domingos Romano, Cecília Auxiliadora Bedeschi de Camargo e Walter Adão Carreiro


11h - A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE  DEFESA DO PATRIMÔNIO NO ABC

Desde a criação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo, em 1968, os municípios têm se esforçado em adotar políticas de promoção, proteção e salvaguarda do patrimônio cultural. Na região do ABC não é diferente. No entanto, embora os municípios ser esforcem, a preservação ainda está longe do cenário ideal. Quais seriam os problemas? Quais os desafios para cidades de economia complexa, como Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, regulamentadas por legislação específica? Como lidar com a preservação do patrimônio em cidades industrializadas como Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá? Qual a importância dos conselhos na preservação da Vila Histórica de Paranapiacaba?

Mediação: Marcelo de Paiva
Convidados: Prof. Maurício Tintori Piqueira, Nilo de Matos Almeida, Flávio Augusto de Campos, William Puntschart, Maria Luiza Zaragoza Gagliardi  e Ênio Moro


12h30 - ALMOÇO
Local: Átrio da Universidade


14h - O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL GRANDE ABC: 25 ANOS DE AÇÕES REGIONAIS

Nesta mesa, o representante da UFABC e o do Consórcio Intermunicipal Grande ABC falam sobre a atuação da Instituição resgatando o histórico de 25 anos, desde a sua criação até a atualidade. O Grupo Temático de Arquivos participará da mesa como um dos exemplos de GT. É um dos grupos de destaque por ser um dos mais recentes e por atuar na preservação da história documental da Região.

Mediação: Hamilton Lacerda
Convidados:  Jeroen Klink, Luís Paulo Bresciani, Simone Bello e Marcelo Antônio Chaves

15h30 - CAFÉ DA TARDE
Local: Auditório
Lançamento dos livros: Alma Errante e Ensaios, Contos & Crônicas, de João Antônio Ramos.
ÍNDIOS – Uma história contada pelos verdadeiros donos do Brasil, de Robson Miguel.


COMUNICAÇÕES:

16h - O projeto cartografia cultural do ABC
Luiz Eduardo Tavares e Miguel de Castro Perez

16h15 - O papel da imprensa na preservação da memória - o caso da Revista Aqui!
Marcio Marques
  
16h45 - Pilar de Luz: estudos para registro e salvaguarda da Festa do Pilar
Marcílio Duarte

17h - OFICINA: O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DE RIBEIRÃO PIRES

A oficina propõe contar a história da cidade de Ribeirão Pires e de seus patrimônios históricos, enfatizando importância da preservação dos mesmos. A legislação que rege a questão patrimonial também será abordada e debatida. Será abordada a participação popular na defesa dos bens da cidade e também uma conversa com os membros da Conselho do Patrimônio Cultural e Natural de Ribeirão Pires.

Mediação: Núcleo de Pesquisa de História da FIRP (Laís Hidalgo, Madalena Oliveira Lima, Paulo Pisserá e Guilherme Craveiros)
Organização:  Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (Firp/Uniesp)
Coordenação: Prof. Maurício T. Piqueira (Coordenador do Curso de História)


18h - CAFÉ CULTURAL  - ALÔ BRASIL (RIBEIRÃO PIRES)

O show "Alô, Brasil!" é um convite a pensar, desvendar, perceber, criticar e reverenciar o Brasil através de imersões musicais e poéticas. Pautado por uma ambientação ritualística, utilizando projeções visuais, adereços e maquiagens cênicas, encabeçado pelo violão e voz de Arthur Vital, acompanhado dos vocais, percussões e performances de Joyce Nogueira, o  show “Alô, Brasil!” se alicerça na alternação de duas vozes que se vestem, ora se confrontando, ora se complementando. As canções são enraizadas nas tradições de samba, forró e outros ritmos autenticamente brasileiros sem deixar de lado as influências da  Bossa Nova e da Tropicália. O resultado é uma música, autêntica, contemporânea, que tem como pilar a riquíssima cultura brasileira. Através de letras que abrangem questões existenciais e sociais o show transita  por uma seara nativista, pelo universo sertanejo e pela realidade urbana do Brasil levantando a poeira que acoberta os valores e a hipocrisia nacionais. Teatral, espontâneo e espiritual "Alô, Brasil!" dá um passo à frente na procura pela sabedoria em reconhecer a vocação de nossa gente.

Com: Arthur Vital e Joyce Nogueira


19h - DIVERSIDADE E IDENTIDADE CULTURAL II: A QUESTÃO DO GÊNERO NA HISTÓRIA DO GRANDE ABC

Diferentemente da realidade de algumas décadas atrás, as mulheres do Brasil contemporâneo estão cada vez mais presentes nas fábricas, universidades e na política. No entanto, institutos de pesquisas revelam que ainda há um longo caminho a percorrer para a solução de problemas que estão na contramão de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Dados também comprovam o aumento da violência contra a comunidade LGBT, motivados por ódio e incompreensão dos direitos civis exigidos por seus representantes. A violência ocorre de todas as formas, manifestando-se também em discriminação psicológica, física e simbólica. Qual a contribuição da mulher e da comunidade LGBT para o desenvolvimento social do Grande ABC? Que dificuldades enfrentaram e quais as perspectivas para o futuro?

Mediação: Neusa Borges
Convidados: Prof.ª Reny Scifoni Schifino, Silvia Fasioli, Silvia Altafim


26/09: SÁBADO

Local: Faculdades Integradas de Ribeirão Pires - FIRP/Uniesp
Av. Cel. Oliveira Lima, 3.345
Pq. Aliança - Ribeirão Pires, SP

9h - CAFÉ DA MANHÃ
Local: Auditório

9h30 -  PEÇA TEATRAL: ROCA DE FIAR

“Roca de Fiar” é um espetáculo cênico musical. Em cena quatro músicos e três atrizes formam uma banda cênica que conta, através de sonoridades e canções, um pouco da história das primeiras tecelagens de uma cidade que era tipicamente rural e transformou-se bruscamente em um polo industrial. Cada música busca revelar e narrar essas transformações também no que diz respeito ao universo cultural, ritmos como o samba, os cantos de trabalho, o maracatu, a bossa nova e outros revelam pela sua sonoridade característica as mudanças ocorridas no universo simbólico do sujeito, que busca adaptar-se ao novo contexto. Entremeadas pelo fio condutor da música, as atrizes dão lugar às personagens que revelam falas e histórias de fiandeiras (costureiras e bordadeiras) que ainda vivem nas grandes cidades. Em tom épico, as memórias de panos e costuras das atrizes são resgatadas. A questão central de “Roca de Fiar” é a arte de tecer e sua poética desdobrada no modo de estabelecer relações, no modo de preservar, revelar, compartilhar e resgatar a memória.

Elenco: Camila Shunyata, Roberta Marcolin Garcia e Vivian Darini. Dramaturgia: Adélia Nicolete.

11h30 - DEBATE

12h - CARTA-MOÇÃO

A cidade de Mauá apresentará a devolutiva da Carta-Moção entregue no 12º Congresso de História, realizado em 2013. Após a apresentação, será feita a entrega da carta-moção do 13º Congresso de História.

12h30 - ATO OFICIAL

O Secretário de Cultura e Turismo de Ribeirão Pires entregará à Secretária de Educação e Cultura de Rio Grande da Serra o título de anfitriã do 14º Congresso de História, a ser realizado em 2017.

12h30 - PASSEIO TURÍSTICO DE ÔNIBUS

Coordenação: Marcelo Liochi (Diretor de Turismo) e Dario Bello (Coordenador de Serviços)
Guias turísticos: Glauber Soares e Aline Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.