quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fórum Permanente de Debates Culturais - Notícias


Como foi aqui divulgado antes, o Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC apoia e tem participado intensamente de todas as atividades do Movimento Cultura Viva Santo André.

Assim, neste primeiro semestre, abrimos mão de várias de nossas reuniões mensais, que desde 2007 são realizadas de forma ininterrupta nas dependências da Livraria Alpharrabio, tendo em vista a urgência da pauta de discussões e das ações do Movimento Cultura Viva Santo André que culminou com a realização de uma Conferência Livre de Cultura em Santo André no dia 09.06.13, atividades que podem ser acompanhadas através dos inúmeros textos aqui postados por nossos colaboradores.
 
Paralelamente à participação no Movimento Cultura Viva, o Fórum deu andamento a algumas ações que vinham sendo gestadas desde o final do ano passado, como a parceria com a Reitoria de Pró-Extensão da Universidade Federal do Grande ABC, visando a realização, ainda neste ano, de um Seminário de Cultura, demanda nossa levada àquela Universidade e que foi julgada por mérito pelo CÉU - Comitê Educacional Universitário da Pró-Reitoria de Extensão e encontra-se já num estágio avançado de discussão.

Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC e Movimento Cultura Viva Santo André são instâncias diferentes de atuação, ambas com sua importância e especificidades próprias. O Movimento CVSA, foi criado no final do ano passado "com a finalidade de analisar os rumos culturais da cidade de Santo André e fortalecer a presença da sociedade civil na política cultural do município de Santo André". Já o Fórum, conforme informações aqui do blog (vide "Fórum" e "quem somos"), tem um caráter regional. Criado em 2007 com o objetivo de estabelecer um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural integrada na região do ABC e conta com participantes de nossas sete cidades. Trata-se de um grupo independente, sem constituição jurídica e aberto a todos os interessados, que vem discutindo, entre muitas questões, estratégias de atuação regional e esforços para o reconhecimento da cultura como centralidade e valor inalienável da formação humana.

Comunicamos que no dia 26 de agosto próximo retomaremos nossas reuniões regulares sempre na última segunda-feira do mês e, desde já, aguardamos a presença de todos os interessados. Nossa pauta para essa reunião será a análise e discussão do momento político/cultural brasileiro, que nos afeta e nos diz respeito, bem como informes sobre o andamento das discussões sobre o Seminário de Cultura Fórum/UFABC.

Dalila Teles Veras, coordenadora do Fórum Permanente de Debates Culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.