terça-feira, 26 de julho de 2011

Ações Culturais por Conta Própria.

Simone Massenzi Savordelli

Em algumas reuniões do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC surgiu a questão sobre os subsídios públicos para a realização de ações culturais.

Existem vários canais de obtenção de recursos, dentre eles destaco a chamada política dos editais que permitem a participação dos artistas, ou produtores culturais e uma espécie de concorrência para obter o ‘financiamento’ do projeto e a chamada política dos pontos de cultura que injetam um subsídio para as entidades participantes promoverem suas ações culturais.

Parece que se tem uma obrigatoriedade de que só o Poder Público injete todo o dinheiro necessário para a realização das ações culturais.

Sim, o Poder Público deve fazer a sua parte e é justamente para isso que se destina a verba do tesouro público que, esperamos, seja bem aplicada (de forma coerente, consciente, justa e contínua).

Mas, mais uma vez trago a ideia de que a sociedade civil também tem a sua responsabilidade.

Quero dizer que, muito embora se espere que a verba pública destinada à cultura seja utilizada, também se espera que ações culturais sejam realizadas partindo da iniciativa privada.

Muitas vezes, grandes realizações podem acontecer a partir de união e boa vontade, com pouca disponibilização de recursos financeiros e com muita visibilidade.

Devemos cobrar uma melhor atuação do Poder Público, mas será que precisamos ficar totalmente dependentes dele? 

Fazer cultura não é fácil, mas, também, não pode ser impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.