quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Memória da reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais, realizada na Livraria Alpharrabio em 29.11.2010

Dalila Teles Veras

O assunto principal da pauta desta última reunião do ano foi O Plano Nacional de Cultura, aprovado pelo Senado Federal neste mês de novembro (vide texto de Simone Zárate, publicado neste blog, no último dia 17.11.2010)

A adesão dos municípios do Grande ABC às diretrizes do PNC é um importante recurso em assegurar diretrizes das políticas públicas nos Planos Municipais de Cultura, bem como o cumprimento de suas respectivas metas para os próximos 10 anos.

Foi lembrada a importância de se fazer manter nos Planos Municipais as propostas das Conferências Municipais realizadas pelos 7 municípios e que foram levadas à Conferência Intermunicipal e a seguir à Conferência Nacional de Cultura (CNC).

Os presentes discutiram estratégias no sentido de fomentar a discussão do assunto da forma mais ampla possível em toda a região do Grande ABC, lembrando a iniciativa de Diadema, que promoveu um ato na Câmara Municipal, no sentido de também sensibilizar o Poder Legislativo para o assunto. Um diálogo com os Conselhos de Cultura existentes será buscado no sentido da elaboração dessas estratégias.

Também foram levantadas preocupações em relação à recuperação do espaço de diálogo da sociedade civil no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, interrompido após as mudanças estatutárias naquela Instituição, ocorridas neste último ano. Iniciativas nesse sentido serão providenciadas. 

Parte da reunião foi dedicada à avaliação do andamento do blog do Fórum, O Lugar escrito, há dois meses na rede, com um surpreendente crescendo de visitas e comentários.

Informes e convites gerais para acontecimentos culturais ocuparam a parte final do encontro.

Assinaram o livro de presença: Dalila Teles Veras (que também assina estas notas), Simone Zárate, Neusa Borges, Simone Massenzi Savordelli, Antonio Possidionio Sampaio, Marcelo Dino Fraccaro, Valdecirio Teles Veras, Ditinho da Congada, Hildebrando Pafundi, Francisco Oliveira, Josefa Barranova, Julio Mendonça e Luzia Teles Veras.


Um comentário:

  1. Dalila e demais companheiros/as,

    Embora tenha "me chegado" apenas recentemente, acredito cada vez mais na importância do Fórum e em sua responsabilidade de reforçar a presença enquanto espaço de opinião crítica e de participação democrática na "vida cultural" da região.

    Anseio pelo retorno de nossos encontros e atividades.

    E, a todos/as vocês, votos de um FELIZ NATAL e um 2011 de JUSTICA, PAZ e SOLIDARIEDADE!

    Abraços,

    Marcelo Dino Fraccaro

    ResponderExcluir

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.