Antonio Possidonio Sampaio
Ainda bem que a partir de agora a gente pode contar com um espaço democrático para troca de ideias sobre um assunto que há tempo venho perseguindo: a pauta sonegada, que para efeito de discussão pode ser desdobrada em outras pautas: a ignorada, a esquecida, a subestimada...
Busca-se, assim, uma acumulação crítica de questões que os controladores da mídia deixa de abordar por sonegação de informações isentas de manipulação. Um exemplo que agora me ocorre: a liberdade de expressão, que para a mídia só tem valia quando a discussão diz respeito a valores de interesse do mercado, e não da cidadania.
Com esse nariz de cera, pretendo iniciar uma discussão sobre o assunto, esclarecendo que não sou teórico, mas tenho idéias sobre a questão com a pretensão de compartilhar essas ideias com possíveis interessados.
O comportamento da mídia constitui um dos temas em aberto. Os veículos de comunicação da região, por exemplo, vem cumprindo seu principal papel de informar com imparcialidade? O principal jornal diário da Região do ABC vem cumprindo esse papel?
Salvador Bahia, personagem que há muito vem cobrando uma abordagem sobre o assunto, me garante que participará dos debates, com cobranças como aquelas que apontei na introdução do meu último livro, Andanças com Salvador Bahia.
Dele sou uma espécie de refém, mas fico a questionar se numa república democrática é possível o florescimento e manutenção da democracia e valores afins sem a gente se envolver com a participação e conviver com conflitos.
Eis a razão da minha presença neste rotativo.
E você não está sozinho Sampaio! A questão recorrente é ver além: retirar o pano de fundo, visitar as coxias...
ResponderExcluir