terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Notícia sobre a reunião do Fórum, celebrando os 7 anos


Dalila Teles Veras





Como já se tornou tradição (desde 2007), foi festiva a última reunião do ano do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, realizada no dia 01.12.2014. Em clima fraterno, antes da festa, tivemos a reflexão.

Avaliação do ciclo "Cultura sem Carimbo" que em cinco rodadas ouviu e registrou importantes depoimentos de pessoas ligadas a coletivos que promovem ações culturais, sem vínculos institucionais ou patrocínio, bem como incentivam e divulgam iniciativas individuais com amplitude coletiva.

O Ciclo foi muito bem avaliado pelos presentes que, por unanimidade, sugerem sua ampliação, convidando pessoas e coletivos de cidades próximas, como Suzano, Guarulhos e Capital e outras, desde que haja conteúdo e ineditismo de ações que possam alimentar e dialogar com os da nossa região. Sugestões de nomes e coletivos foram anotados para receberem convites durante o decorrer do ano de 2015.





Aproveitando a deixa, Ditinho da Congada, sempre com o bom humor que lhe é peculiar, convidou os presentes para o "almoço sem carimbo",  meritória ação que sua família realiza no dia de Natal, aberto à comunidade.


Na pauta também, a discussão das políticas públicas da cultura na cidade de Santo André, que segue sem novidades e sem o cumprimento da promessa do novo Secretário Tiago Nogueira em dialogar com a comunidade. Ficou agendado para janeiro o envio de cobrança de resposta à carta protocolada pelo Fórum e Movimento Cultura Viva Santo André, ainda sem resposta, bem como o chamamento de outros coletivos que desejem aderir à "cobrança".




E como nem só de reflexões e discussões vivemos nós, encerramos o encontro com pão e vinho, porque é bíblico/profano, celebrando os 7 anos do Fórum, com um brinde à boa camaradagem estabelecida entre os pares durante todos estes anos. Em meio ao apetitoso conjunto de acepipes, contribuição de cada um dos presentes, a surpresa: um saboroso bolo, confeccionado e lindamente decorado por Laurinha (Laura Borges Nogueira).




O comitê gestor do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC deseja a todos um 2015 pleno de realizações e que possamos continuar caminhando, construindo, mais do que resultados, um processo de acúmulo reflexivo e crítico do mundo ao redor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem cadastro no Google, pode deixar seu comentário selecionando a opção Nome/URL no campo Comentar como logo abaixo.